Análises Morning Call

Novamente, eleições!

Novamente, eleições!
  • Publicado em 8 de novembro de 2022

Morning_Call_08_11_Its_Money

Macro

Eleições devem voltar a dominar a pauta do mês, porém não necessariamente aqui no Brasil, mas nos EUA, onde ocorrem as chamadas eleições de mid-term.

A partir do resultado desse pleito teremos um termômetro apurado sobre o próximo pleito presidencial nos EUA e as pesquisas iniciais sugerem que os republicanos podem sair vitoriosos detendo a maioria na câmara.

Os resultados do senado são mais incertos com as pesquisas iniciais dando a maioria para os democratas.

O Presidente Joe Biden contava com uma certa facilidade em virtude de seu partido, o democrata, possuir maioria nas casas.

Em NY os índices operam com certa estabilidade aguardando os desdobramentos das eleições e CPI que sai na quinta-feira servindo como dado importante na hora de calibrar as apostas do FED.

As commodities ainda esperam da China algum sinal mais claro de recuperação ou de afrouxamento das restrições contra Covid com o Petróleo e minério em compasso de espera para novos estímulos.

No Brasil os investidores ainda aguardam os desdobramentos em Brasília da equipe de transição, principalmente do nome que deve compor o superministério da economia.

Ontem chegou a ser ventilado o nome de Fernando Haddad para o cargo, o que parece não ter animado muito o mercado que ainda tem expectativa de algum nome que sinalize políticas mais responsáveis.

O Real tem operado com muita volatilidade, sendo no momento uma das mais voláteis no mundo.

Essa volatilidade também tem contaminado o DI que segue pressionado com a conta das promessas eleitorais se tornando cada vez mais palpável. O IPG-DI registrou queda de 0,62% para o mês de outubro.

Ainda que seja levemente acima do esperado, uma queda de 0,75%, o índice continua mostrando claros sinais de desaceleração e é esperado alguma repercussão nos DI em função disso.

Por aqui, o mercado também tem ficado de olho na temporada de balanços corporativos e é o balanço do Bradesco, a ser divulgado no pós pregão, o mais esperado de hoje por ser um nome de peso no índice Ibovespa.

Mercado Interno

Por aqui o mercado acompanha de perto a formação da equipe econômica com destaque para os próximos passos da gestão da Petrobras e sua política de preços.

Ao que tudo indica, a equipe de transição tem estudado preços regionais para os combustíveis de forma a mitigar impacto do petróleo no exterior para os preços aqui.

O BTG divulgou balanço robusto e acima das expectativas do mercado com um lucro líquido de BRL 2,19 bi no 3T22, um aumento de 26% na comparação anual.

A XP, concorrente direto do BTG no país, divulga seu balaço no final do pregão de hoje.

Ainda sobre bancos, o balanço do Bradesco é bastante aguardado pelo mercado e as expectativas são mais baixas com possível redução no lucro líquido segundo os analistas.

Outras empresas como Arezzo, Braskem e BrasilAgro devem divulgar balanços no fechamento do mercado de hoje.

A temporada tem tido resultados muito distintos com empresas como Movida, 3tentos e GetNinjas que frustraram as estimativas de lucro líquido e devem sofrer correção.

Morning_Call_8_11_Mercado_Interno_Its_Money

Análise Técnica

O Ibovespa começou a semana no campo negativo com uma queda de 2,38% fechando aos 115.340 pontos, perdendo a média móvel de curto período.

Dessa forma, a perda dos 115.220 pontos indica que esse movimento de baixa pode continuar nos próximos dias. Em que o índice voltaria a ser negociado nos 112.760 pontos, que seria um nível importante mais abaixo.

Para a retomada de um viés mais positivo, o primeiro sinal seria a superação da média móvel.

Mercado Externo

Mercado aguarda os resultados das mid-terms e CPI antes de fazer movimentos mais longos, o dia opera em estabilidade antes da abertura, porém alguma volatilidade é esperada na sessão em virtude dos desdobramentos eleitorais.

Lembrando que por lá, nos Estados Unidos, além da votação presencial alguns eleitores devem votar pelos correios podendo mudar a leitura ao longo do dia enquanto vão sendo computados esses voto.

Morning_Call_8_11_Mercado_Externo_Its_Money

Análise Técnica

O S&P500 terminou o pregão de segunda-feira dando continuidade ao movimento de alta iniciado na sexta-feira com uma alta de 1,00% aos 3.805 pontos.

Isso traz um viés mais positivo para o ativo, indicando que ele pode dar continuidade nesse movimento de alta nos próximos dias.

Em que o próximo nível importante acima, seria os 3.837 pontos.

Commodities

Morning_Call_8_11_Commodities_Its_Money

Análise Técnica

Após a alta na sexta-feira, o petróleo fechou nessa segunda no campo negativo, com uma leve queda de 0,71% aos USD 97,50/barril.

Apesar disso, o ativo não perdeu nenhum nível importante no curto prazo, e por isso segue com um viés mais positivo para os próximos dias.

O que aumenta essa expectativa de continuar o movimento de alta, seria a superação dos USD 99,02/barril.

Mas políticas de restrição à Covid na China devem manter os preços nos patamares atuais até novos estímulos serem apresentados.

Minério de ferro opera em leve alta também de olho em estímulos do mercado imobiliário chinês, grande fator na demanda pelo minério.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Henrique Tavares – Analista CNPI

  • Analista CNPI (CNPI EM-3176);
  • Credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade Federal Uberlândia (UFU).

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

As plataformas usadas para realização deste relatório são Bloomberg e Profit (Nelogica), além de portais de notícias nacionais e internacionais devidamente identificados quando utilizados.

 

 

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.