Análises Morning Call

Novamente, festa dos 100 mil

Novamente, festa dos 100 mil
  • Publicado em 24 de março de 2023

Bolsas tem queda no exterior com novas preocupações sobre sistema bancário. O futuro das principais bolsas nos Estados Unidos e Europa apontam para quedas no patamar de 2%. Após semana intensa de noticiário com decisões de taxas de juros nas principais praças acionárias, agenda mais fraca e novas preocupações tem desencadeado pressão vendedora.

Sobre o setor bancário pesa também algumas recomendações de venda por sell side e agências de rating, que rebaixaram o UBS após a compra do Credit Suisse, em uma fusão que tem sido vista pelo mercado pouco como estratégica e mais como a caráter emergencial.

As commodities tem operado em caráter misto no pregão de hoje, com o petróleo em queda, refletindo o receio de investidores enquanto o minério tem alta com a demanda na china contando mais do que receio a desaceleração.

No cenário local, o Ibovespa no pregão de ontem perdeu o patamar dos 100 mil pontos com mercado digerindo o comunicado do Copom que manteve o tom duro com fiscal e inflação, diminuindo as possibilidades de cortes no curto e médio prazo, hoje o IPCA 15 que ficou em 0.69% versus 0,67% das estimativas deve exacerbar ainda mais as preocupações, principalmente após o comunicado do Copom na linha de preocupações com inflação.

abertura-do-mercado-24-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-24-março_its-money

No dia de ontem, o Ibovespa fechou em queda de -2.29%. Ainda dentro de um movimento de baixa, o índice se aproxima de uma zona importante de suporte dos 96k. Como o movimento de baixa já está esticado, podemos ver uma correção/lateralização perto dessa faixa de preço. Entretanto, caso o IBOV ganhe ainda mais força para baixo, a expectativa é que ele busque o suporte dos 88k.

Análise técnica  S&P500

analise-tecnica-S&P500-24-março_its-money

No mercado americano, o S&P500 chegou a subir mais de 1.80% no dia de ontem, porém, no final do pregão acabou devolvendo boa parte do movimento fechando em alta de +0.30%. Ainda com o viés negativo, o mercado americano segue apontando mais para baixo em direção ao suporte dos 3800.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-24-março_its-money

Como comentado anteriormente, o petróleo poderia corrigir até a média móvel no gráfico diário e apresentar um novo topo. No dia de hoje, o petróleo já abriu forte para baixo, sinalizando o topo no gráfico diário. Esse movimento reforça ainda mais a expectativa de baixa para o ativo.

Análise técnica dólar

Já o dólar, segue dando sequência no movimento de alta esperado. No dia de ontem, fechou em alta de +1.16% e alcançou o alvo dos 5300. Ganhando ainda mais força para cima, podemos ver o dólar ir em direção a faixa de preço dos 5500, onde se encontra o próximo nível de resistência.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.