Onde Investir Primeiros Passos

O que é o crédito colateralizado e como ele funciona?

O que é o crédito colateralizado e como ele funciona?
  • Publicado em 8 de janeiro de 2023

Obter crédito pode favorecer tanto o orçamento de pessoas físicas quanto o planejamento de empresas. Nesse sentido, é indispensável buscar alternativas com boas condições e que facilitem a organização financeira. Entre as opções, está o crédito colateralizado. 

Com essa solução, você obtém recursos por um processo diferenciado em relação a outras modalidades de crédito. Conhecê-la, portanto, é uma condição essencial para saber se vale a pena recorrer a esse contrato.  

Neste artigo, você entenderá quais são as características do crédito colateralizado e como ele pode ser vantajoso para quem precisa de capital. Confira! 

O que é e como funciona o crédito colateralizado? 

O crédito colateralizado é uma modalidade de obtenção de recursos que envolve a oferta de um tipo de garantia. Nesse caso, o ativo disponibilizado para a garantia pode ser tanto um bem físico (como um imóvel) quanto financeiro (como uma carteira de investimentos). 

Ao oferecer uma carteira de ativos, por exemplo, é possível apresentar como garantia os investimentos realizados. A partir disso, você obtém uma parte do valor correspondente aos recursos aportados e faz o pagamento posterior com juros. 

Pense, por exemplo, que você tem R$ 100 mil investidos em determinados títulos de renda fixa. Se for do seu interesse, seria possível obter uma parte desse valor na forma de crédito colateralizado. Em troca, os títulos são dados como garantia e ficam bloqueados — ou seja, você não pode resgatá-los até quitar o empréstimo. 

Dessa forma, o crédito colateralizado se baseia na dinâmica de tomada de crédito mediante oferta de uma contrapartida pelo investidor. Se houver inadimplência, a instituição que concedeu os recursos pode acionar a garantia para evitar prejuízos. 

Quais as vantagens desse tipo de crédito?  

Agora que você sabe o que é a operação de crédito colateralizado, é possível entender as suas vantagens. Na sequência, veja quais são os principais benefícios dessa solução! 

Taxa de juros mais baixa 

Com a oferta de garantia para a concessão de crédito, a instituição financeira assume um risco menor no contrato. Afinal, se ocorrer a inadimplência, a garantia pode ser acionada para cobrir o débito. 

Como os riscos são reduzidos, a taxa de juros de empréstimo tende a ser mais baixa. Desse modo, o nível de endividamento se torna menor e, ao final, você paga menos para obter os recursos. 

Versatilidade de uso do crédito 

Outro ponto positivo do crédito colateralizado é que ele pode ser usado tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. Além disso, se você for empresário, pode dar como garantia um ativo financeiro da sua carteira física e usar o dinheiro na empresa. 

Assim, é possível realizar diversos objetivos, como quitar dívidas mais caras (com juros maiores), realizar projetos pessoais e cuidar das finanças do negócio. Você também pode usar o dinheiro como capital de giro ou para aliviar o fluxo de caixa, se for o caso.  

Em ambas as situações, como PF ou PJ, há a possibilidade de usar o dinheiro para atender às suas necessidades — sejam elas quais forem. 

Possibilidade de lucro 

Dependendo das condições do crédito colateralizado, você tem chances de ter lucros ao final do pagamento. É o que acontece se um ativo financeiro dado como garantia tiver um retorno total superior às taxas de juros da operação. 

Ou seja, ao final, há a chance de quitar o empréstimo e ainda ter recursos disponíveis. Entretanto, vale destacar que isso dependerá dos movimentos do mercado financeiro — e do investimento realizado, não existindo garantias em relação aos lucros.  

Obtenção de liquidez para a carteira 

No geral, o crédito colateralizado é uma solução para ter mais liquidez na carteira — sem precisar se desfazer dos investimentos. Em vez de antecipar o resgate de um título ou de fechar sua posição no mercado financeiro, você pode oferecer o investimento como garantia e obter os recursos desejados. 

Ao longo do período de empréstimo, você obtém a rentabilidade sobre os investimentos e, no final, faz o pagamento do débito. Com isso, há a possibilidade de acessar recursos mesmo que os ativos financeiros tenham baixa liquidez. 

Por que o crédito colateralizado pode ser mais interessante? 

Em comparação aos outros tipos de crédito, o crédito colateralizado é uma operação que pode ser bastante vantajosa. Como visto, o risco é menor para a instituição financeira, o que resulta em taxas de juros reduzidas. 

Além disso, outras condições do contrato podem ser otimizadas. O prazo de pagamento pode ser mais longo, por exemplo. Assim, é possível quitar a obrigação financeira com mais tranquilidade, devido ao menor comprometimento do orçamento. 

Ainda, essa pode ser uma forma para fazer alavancagem financeira. Como os recursos obtidos podem ser investidos, você consegue aumentar sua capacidade de aporte e tem a chance de obter mais retorno sem que tenha que dispor de mais dinheiro. 

Como acessar essa solução financeira? 

Se você tiver interesse no crédito colateralizado depois de conhecer as características dessa alternativa, é necessário entender como ter acesso a ela. Para começar, considere quais investimentos você dispõe e qual o montante investido. 

Também vale a pena avaliar suas necessidades e seu planejamento financeiro. É essencial conseguir se organizar para que o pagamento seja efetuado dentro das condições contratadas, de modo a evitar o acionamento da garantia. 

A partir disso, é preciso buscar uma instituição financeira com boas condições de contratação. Um exemplo é a XP Investimentos, que oferece essa modalidade de crédito e garante versatilidade para o investidor. 

Como você viu, pessoas físicas e jurídicas podem acessar esse crédito pela corretora, sendo possível oferecer como garantia uma variedade de ativos. Entre eles, estão: 

  • ações; 
  • títulos de renda fixa; 
  • cotas de fundos de investimento; 
  • certificados de operações estruturadas (COEs) e outros tipos. 

Para entender melhor a solução e facilitar seu acesso, também vale a pena buscar o apoio de uma assessoria de investimentos — como a Blue3 Investimentos, que conta com um time assessor altamente capacitados para te orientar de acordo com suas necessidades. 

Conseguiu entender o que é o crédito colateralizado? Caso faça sentido para você, é possível aproveitar essa modalidade para garantir maior liquidez financeira sem precisar se desfazer dos ativos. 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.