Onde Investir Primeiros Passos

Onde investir 100 mil reais? Confira 5 alternativas!

Onde investir 100 mil reais? Confira 5 alternativas!
  • Publicado em 28 de outubro de 2022

Montar uma carteira de investimentos adequada ao seu perfil e objetivos não é tarefa fácil. Afinal, as escolhas dependem de diversos fatores.

Por isso, se você quer saber onde investir 100 mil reais, precisa conhecer as alternativas disponíveis no mercado. 

Além desse conhecimento, é importante saber analisar os investimentos para escolher aqueles mais adequados à sua estratégia e necessidades.

Lembre-se de que esse pode ser o primeiro passo para acumular mais patrimônio e realizar seus objetivos financeiros. 

Pensando nisso, este artigo ajudará você a entender onde investir 100 mil reais e a montar sua carteira com mais solidez. Continue a leitura e confira 5 alternativas de investimento!  

O que é importante saber antes de investir?

Para entender melhor onde é possível investir 100 mil reais, é interessante saber o que analisar antes de fazer os investimentos. Confira os principais pontos de atenção: 

Defina seu perfil e objetivos

O primeiro passo para escolher um investimento é conhecer a sua tolerância ao risco. Ao entender qual é o seu perfil de investidor, é possível definir quais são as prioridades na montagem da sua carteira. 

Um investidor conservador, por exemplo, preza pela segurança e pela liquidez dos investimentos.

Já o perfil moderado aceita correr mais riscos em busca de melhores oportunidades de rentabilidade. O arrojado, por sua vez, tem maior tolerância ao risco e foca em aproveitar as alternativas do mercado para otimizar o potencial de retorno.  

Após conhecer o seu perfil de investidor, é preciso definir quais são seus objetivos com o investimento. Isso ajuda a definir a melhor estratégia para conquistá-los, considerando também o prazo de cada um deles. 

Conheça o tripé dos investimentos

Conhecer o tripé dos investimentos também auxilia na tomada de decisão. Ele é composto por três fatores: segurança, liquidez e rentabilidade.

Nesse sentido, só é possível maximizar dois desses elementos, em detrimento do outro. 

Um investimento seguro e com alta liquidez costuma ter menos retorno, por exemplo. Se o objetivo for obter mais segurança e rentabilidade, provavelmente será necessário abrir mão da liquidez. 

Já alternativas com alto potencial de rentabilidade e ampla liquidez tendem a ser mais arriscadas. Portanto, é necessário definir suas prioridades e entender ao que é preciso renunciar para alcançar os resultados desejados. 

Diversifique a carteira

Por fim, conhecer diferentes alternativas de investimento é essencial para não concentrar todo o seu patrimônio em apenas uma opção ou condição do mercado. Assim, o ideal é sempre investir com foco na estratégia de diversificação. 

Isso significa optar por investimentos de níveis de risco, características, setores e emissores diferentes. Desse modo, é possível aumentar o potencial de ganhos e gerenciar melhor os riscos do portfólio.  

Afinal, perdas de uma alternativa podem ser compensadas pelos resultados de outras, reduzindo os impactos em sua carteira.  

Onde investir 100 mil reais? Conheça 5 alternativas!

Após entender os fatores que você deve avaliar, é possível perceber que a decisão de onde investir 100 mil reais é bastante particular. Para facilitar a escolha, conheça 5 alternativas de investimento na renda fixa e na renda variável que podem ser consideradas ao investir! 

1- CDB 

O CDB (certificado de depósito bancário) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras. Na prática, é possível encontrar aplicações com diferentes características, como rendimento prefixado, pós-fixado ou híbrido e datas de vencimento variadas. 

Ainda, existem opções com liquidez diária ou resgate apenas no vencimento. Em relação à segurança, esses títulos contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). 

2- LCI e LCA 

Tanto a LCI (letra de crédito imobiliário) quanto a LCA (letra de crédito do agronegócio) são alternativas da renda fixa que podem ser interessantes para quem tem 100 mil reais para investir. Elas são emitidas para financiar atividades dos respectivos setores. 

O funcionamento é semelhante ao CDB, podendo apresentar lógica de rentabilidade e prazos de vencimento e carência diferentes. As LCIs e LCAs também são cobertas pelo FGC e têm como diferencial a isenção da cobrança de Imposto de Renda sobre o rendimento. 

3- Fundos de investimento 

Quem busca uma maneira mais prática de investir 100 mil reais pode se interessar pelos fundos de investimento. Eles são veículos financeiros que permitem investir de forma coletiva. Para participar dos resultados do fundo, é preciso adquirir cotas. 

O patrimônio do fundo de investimento é administrado por um gestor profissional. Ele toma as decisões para a montagem do portfólio de acordo com a estratégia definida. Além disso, existem diferentes tipos disponíveis no mercado, como: 

  • fundos de ações: investem a maior parte do patrimônio em ações de empresas negociadas na bolsa de valores e ativos relacionados; 
  • ETFs (exchange traded funds): acompanham a carteira teórica de um índice do mercado financeiro, buscando repetir o desempenho dele; 
  • fundos multimercados: seguem uma estratégia mista e podem aportar os recursos tanto em investimentos de renda fixa quanto de renda variável, em proporções distintas; 
  • fundos imobiliários: direcionam a maior parte dos recursos para o investimento no mercado imobiliário.

4- Ações

Dependendo do seu nível de tolerância ao risco, você pode se interessar em investir uma parte dos recursos em ações. Esses ativos são negociados na bolsa de valores e representam a menor parcela do capital social de uma empresa. 

Logo, quem adquire ações se torna sócio da companhia e tem o direito de participar dos resultados obtidos pelo negócio. Para investir com foco no longo prazo, é importante fazer uma análise dos fundamentos da empresa. 

Nesse caso, o investidor pode lucrar com a valorização do preço dos papéis ao longo do tempo. As ações também podem distribuir proventos — como os dividendos, que representam uma parcela do lucro da companhia. Isso permite que o investidor tenha uma fonte de renda passiva, a depender dos resultados da empresa. 

5- BDR

Ainda na renda variável, os BDRs (brazilian depositary receipts) permitem investir em alternativas estrangeiras sem sair do Brasil. Eles são certificados lastreados em ativos do exterior e são negociados na bolsa de valores brasileira (B3). 

Para isso, uma instituição depositária fica responsável pela compra e garantia dos certificados. Ao investir na alternativa, você pode se expor de maneira indireta ao ativo do exterior, o que pode ampliar a diversificação da carteira. 

Agora você conhece 5 alternativas que podem servir a quem busca saber onde investir 100 mil reais.

Analise as possibilidades conforme seus objetivos e sua tolerância ao risco. Além disso, não se esqueça de fazer a diversificação dos investimentos para melhorar a relação entre risco e retorno da sua carteira. 

Por fim, conte a ajuda de especialistas para te ajudar na montagem de sua carteira, bem como para acompanhar a performance e rendimentos.

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.