Análises Morning Call

Opep+ e gasolina na inflação

Opep+ e gasolina na inflação
  • Publicado em 3 de abril de 2023

Bolsas apontando para leve queda na abertura dessa semana, com reverberações da decisão pela Opep+ de cortar 1 milhão de barris por dia, fato que não ajuda países que estão passando por algum processo inflacionário. Esse temor é percebido pela alta no rendimento de diversos títulos ao redor do mundo.

Até o momento, a queda recente do petróleo vinha contribuindo para o processo de desinflação de alguns países. Nos EUA, por exemplo, os dados mostravam que o mercado já começava a colocar no preço um corte de juros ainda esse ano.

Os investidores essa semana observam com atenção a divulgação do payroll, que ocorre na sexta feira, feriado no Brasil, onde espera-se que tenha uma menor geração de emprego nos EUA. O PMI, que sai amanhã, deve ser outro dado importante para os investidores usarem como termômetro da economia.

Nas commodities, sem surpresas, o petróleo tem alta contundente e passa dos 5% de alta, levando ações do setor de energia a ter forte valorização nas bolsas. Enquanto isso, o minério de ferro passa por correção, caindo até 4%, reagindo ao PMI mais fraco no país e a temores de que a atividade possa ser mais afetada com a alta do petróleo recentemente.

No Brasil, os investidores devem ficar de olho no boletim Focus, o primeiro após apresentação do arcabouço fiscal, o boletim deve mostrar um pouco do sentimento e confiança dos economistas no que foi proposto, deveremos observar também a reação do boletim a ata do Copom divulgado na última semana e que trouxe um recado mais duro.

abertura-do-mercado-03-abril_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-03-abril_its-money

Na sexta feira, o IBOV apresentou um forte dia de baixa. Devolvendo os ganhos apresentados na quinta-feira, o índice fechou em queda de -1.77%. Dessa forma, o viés volta a ficar mais negativo a favor da tendencia atual de curto prazo. Caso o Ibovespa de sequência na sinalização de topo apresentada, podemos ver ele novamente abaixo dos 100k e em busca da zona de suporte dos 95k.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-03-abril_its-money

No mercado americano, o S&P500 conseguiu superar a forte região de resistência dos 4050 na sexta-feira, fechando em alta de +1.44%. Dessa forma, o índice americano ganha um viés mais positivo no curto prazo em busca da próxima região de defesa para o ativo, que se encontra na região de topo anterior, perto dos 4200 onde podemos esperar uma pressão vendedora.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-03-abril_its-money

O petróleo fechou em boa alta na semana passada de +1.61%. No dia de hoje, o petróleo já abre forte para cima subindo mais de 6% e volta a ser negociado acima dos $80 que era uma região de resistência para o ativo.

Dentro desse cenário, o petróleo pode trabalhar de forma mais lateral nos próximos dias, dentro de uma região de caixote que fica entre os $80 – $88. Caso supere essa faixa de resistência, o ativo reforça o movimento de alta.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-03-abril_its-money

Já o dólar, pelo sexto dia consecutivo fechou em leve baixa de -0.60%. Reforçando o movimento de queda e novamente se aproximando da região dos 5.000, o ativo se encontra em um ponto de decisão. A expectativa é que o ativo encontre defesa nessa faixa de preço e apresente pelo menos uma correção nos próximos dias.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.