Análises Morning Call

Panela de fritura

Panela de fritura
  • Publicado em 3 de março de 2023

Bolsas em alta na abertura dessa sexta feira, após semana de pressão em cima dos ativos de risco, em parte causado pela percepção do mercado de que na próxima reunião do FED em 19 dias pode vir um aumento maior do que o esperado.

Hoje deveremos ter a divulgação de importantes indicadores nos EUA, às 11:45 sai o PMI de serviços e meio dia tem o ISM também de serviços, com dados importantes de preços e empregos no setor.

Se continuar a tendencia de mercado aquecido, pode servir de mais um argumento para o FED continuar subindo os juros.

Nas commodities, o petróleo tem leve correção, mas ainda segue com ganho semanal, interrompendo uma sequência de três semanas em baixa. Minério tem leve queda em Singapura. Ambas commodities sem sendo influenciadas pela maior demanda observada na China.

Aqui no Brasil, o presidente Lula volta a aumentar o tom contra o Banco Central e as taxas de juros. As declarações foram de “o país não pode ser refém de um único homem”, voltando a direcionar os ataques ao Roberto Campos Neto.

Em uma confirmação do que o mercado aventava, Lula afirmou que decisões do governo passam por ele, referindo-se ao fim das desonerações dos combustíveis. Aproveitou a oportunidade também para atacar a Petrobrás e chamou de loucura os dividendos pagos pela companhia (seria interessante ele entender que metade dos dividendos pagos fica para a União).

O novo presidente da Petrobrás deverá rever a formação de preços, que hoje segue um padrão de paridade internacional, essas discussões devem ganhar corpo quando for formada nova diretoria e conselho, após a assembleia de acionistas em abril.

Por fim, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve concluir nessa semana o arcabouço fiscal que deve substituir o atual teto de gastos.

abertura-do-mercado-03-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-03-março_its-money

Ainda dando sequência na atual tendência de baixa, o IBOV mais uma vez encerra o dia em campo negativo, com queda de -1,01%. Já são aproximadamente oito dias dentro do movimento de baixa, o que aumenta a chance de uma correção nos próximos dias.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-03-março_its-money

O S&P500 nessa quinta-feira conseguiu encerrar o dia em alta de +0,76%. Apesar da alta, o índice americano ainda segue dentro de um viés mais negativo, apontando para níveis relevantes que se encontram na faixa dos 3800 pontos.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-03-março_its-money

O petróleo encerrou o dia de ontem com leve alta de +0,13%. Nesse momento o ativo se encontra em uma região importante de resistência, e a superação dos USD 84,50/barril pode aumentar o viés positivo de curto prazo.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-03-março_its-money

O dólar futuro teve alta de +0,02% no dia de ontem. Ainda com o viés mais positivo e se mantendo acima da média móvel pelo gráfico diário, podemos ver o dólar ganhar força caso supere novamente a região dos 5.300.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.