Mercado Notícias

Pelo 5° mês seguido, PMI industrial do Brasil cai e registra 50,8

Pelo 5° mês seguido, PMI industrial do Brasil cai e registra 50,8
  • Publicado em 1 de novembro de 2022

 O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil caiu pelo quinto mês consecutivo em outubro, para 50,8, informou nesta terça-feira a S&P Global Market Intelligence. Em setembro, o índice registrava 51,1.

Para a S&P Global, os cortes recentes nos impostos sobre combustíveis e energia no país, juntamente com uma queda nos preços das commodities, alteraram consideravelmente o quadro da inflação do setor industrial.

Segundo Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, as notícias mais positivas do último conjunto de dados do PMI vieram dos indicadores de preços.

“As pressões inflacionárias se dissiparam em outubro, à medida que os estoques dos fornecedores melhoraram de acordo com a fraca demanda mundial por matéria-prima. Os preços mais baixos das commodities e a redução de impostos para energia e combustível também contribuíram para a primeira queda nos preços de insumos em oito anos”, comentou em nota.

“No entanto, a demanda por produtos brasileiros piorou em outubro, caindo pela primeira vez em oito meses, apesar das empresas terem baixado seus encargos. Parece que as empresas viram este declínio nas vendas como um sinal temporário, que não as impediu de continuar elevando os volumes de produção e o emprego”, analisou a diretora.

Além disso, disse Pollyanna, as expectativas dos negócios permaneceram dentro do território positivo, apesar de algumas preocupações sobre o endividamento das famílias, a guerra na Ucrânia e a incerteza política.

O índice de novos pedidos, maior subcomponente do PMI, foi o principal obstáculo para o índice geral. Apesar de modesta no geral, em outubro houve a primeira contração nas vendas em oito meses. Quando uma redução foi sinalizada, os participantes da pesquisa mencionaram a fraca demanda subjacente.

 

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.