Morning Call

Perdendo a paciência

Perdendo a paciência
  • Publicado em 24 de maio de 2023

No exterior, o mercado tem demonstrado que paciência possui limites, com as discussões sobre o teto da dívida americana ainda em andamento, os investidores têm entrado em modo de aversão a risco, pesando índices no mundo inteiro, ao que tem indicado no começo do pregão de hoje na Ásia, o movimento deve continuar até que se chegue a algum acordo.

O conhecido índice de volatilidade VIX chegou a subir 6% no último pregão. Ainda que tenha sido reforçada a mensagem que de que um não pagamento da dívida está fora de cogitação, mercado tem passado mensagem clara em ambiente de incerteza.

Nas commodities, temos visto movimento no petróleo de leve alta, após preços em queda, a dinâmica do ouro negro tem seguido falas recentes de integrantes do cartel da Opep que devem se encontrar na próxima, fazendo preço.

No mercado local, apesar da contaminação vinda do exterior, em especial mercado americano, a aprovação do arcabouço fiscal deve trazer um otimismo para o Ibovespa. O mesmo movimento é observado na curva de juros, que juntamente com o otimismo em relação a menores preços do combustível, precifica cortes na Selic, no curto prazo.

perdendo-a-paciencia

Análise técnica mercado interno

Em um dia de queda o IBOV encerrou o pregão com -0.26%. Após apresentar uma boa alta durante o dia, novamente o índice mostra sinais de força vendedora perto da região de resistência dos 110k. Como comentado aqui anteriormente, a expectativa para o Ibovespa é de correção até a faixa dos 106k.

Análise técnica mercado externo

Já no mercado americano, o S&P500 terminou o pregão de ontem com queda de -1.12%. Voltando a apresentar força vendedora, o índice americano ainda mantem a expectativa de uma correção mais profunda, inclusive com possibilidade de perder a região de suporte dos 4.050.

Análise técnica commodities

Já o petróleo fechou o dia de ontem em boa alta de +2.16%. Entretanto, apesar do movimento do dia, a expectativa para o petróleo ainda segue sendo mais negativa. O cenário como um todo aponta para o petróleo desenvolver um novo movimento de baixa após essa correção que está em andamento.

Análise técnica dólar

Já o dólar fechou em leve alta de +0.08%. O ativo novamente volta para testar a média móvel após se aproximar da região de resistência dos 5.000. A expectativa para o dólar é positiva e podemos ver o ativo ganhar força nos próximos dias em busca dos 5.100.

Análise PETR4 – 60 Minutos

Após respeitar a região de suporte comentada anteriormente, o ativo ganhou força compradora e terminou o dia com boa alta. A expectativa agora fica para novos movimentos de alta após a correção do preço.

Resistências: 26.70 – 27.11 – 28.50

Suportes: 25.60 – 24.80 – 22.65

Análise técnica VALE3 – 60 Minutos

Já a VALE3 segue apresentando força vendedora e renovando mínimas do movimento de baixa atual. O ativo ainda mantém essa expectativa de baixa e podemos ter novamente o papel perdendo níveis de suporte.

Resistências: 70.70 – 71.6 – 72.50

Suportes: 66.30 – 65.8 – 64.2

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T

Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.

Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.