Análises Minuto Oby

Petroleiras puxam queda de 0,74% do Ibovespa

Petroleiras puxam queda de 0,74% do Ibovespa
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,74% aos 104.900 pontos), alcançando a cotação mínima do dia no fechamento do pregão, com o anúncio feito por Fernando Haddad de que haverá cobrança de tributos sobre a exportação de petróleo bruto.

Com isso, as petroleiras listadas foram fortemente afetadas (PETR4: -3,48%; RRRP3: -6,97%; PRIO3: -9,04%) e influenciaram a performance negativa do índice.

Dólar

O dólar à vista fechou em alta (+0,34% a R$ 5,23), tendo encerrado as negociações ainda antes das declarações de Haddad informando sobre a reoneração dos combustíveis e da tributação sobre exportações de petróleo.

Ao longo do dia, o real já vinha operando em queda contra a divisa americana, na contramão de boa parte das moedas, em pregão fatores técnicos impactando as cotações.

Curva de juros

A curva de juros fechou em alta ao longo de boa parte dos vértices, com movimentos mais fortes observados nos vencimentos mais longos, capturando maior componente do risco institucional em torno das medidas anunciadas pelo governo no final da tarde.

Com o detalhamento da volta dos impostos, o impacto no IPCA de girar em torno de 30bps.

Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.