Análises Morning Call

PIB do dragão

PIB do dragão
  • Publicado em 17 de abril de 2023

Mercados em leve alta na abertura dessa segunda-feira, em meio a semana mais curta e fraca de noticiário e indicadores. Os investidores seguem acompanhando a temporada de balanços corporativos nos EUA, em busca de um termômetro para atividade econômica.

Uma possível recessão também está no radar, os resultados são bons indicadores para calibrar as apostas enquanto isso.

Dentro da agenda de indicadores, tarde da noite a China deve divulgar dados de PIB para o primeiro trimestre do ano, com previsão de crescimento de 4% na comparação anual, versus 3% da leitura anterior.

Nas commodities, o petróleo tem leve baixa após 4 semanas de alta consecutiva, o minério opera de lado, à espera de dados econômicos na China, para avaliar a demanda.

No Brasil, o mercado fica atento ao projeto do arcabouço fiscal, que deve ser entregue ao congresso ainda hoje, em meio a discussões sobre a LDO 2024. Os investidores acompanham dos desdobramentos das viagens recentes do presidente Lula, enquanto observam a visita do Chanceler Russo, Sergei Lavrov ao Brasil.

abertura-do-mercado-17-abril_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-17-abril_its-money

Ibovespa fecha em queda de -0.17%. Após devolver uma forte baixa no dia, o índice ainda segue dentro de um viés de correção. O IBOV pode dar sequência no sinal de topo gerado, o que aumenta a probabilidade de o índice buscar a região dos 104k-102k novamente.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-17-abril_its-money

No mercado americano, tivemos o S&P500 fechando em queda de -0.21%. Ainda trabalhando dentro de uma região de resistência, o S&P pode encontrar pressão vendedora novamente nos próximos dias dentro dessa faixa dos 4150-4200. Caso isso aconteça, podemos ver o mercado americano corrigindo um pouco mais forte em direção a região dos 4000 novamente.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-17-abril_its-money

O petróleo segue trabalhando também em cima de uma região bastante relevante de resistência. No dia de ontem, o petróleo fechou em alta de +0.17% após novamente testar a faixa de resistência dos $86.

A expectativa é que o petróleo apresente uma correção do movimento atual de alta podendo buscar a região deixada na faixa dos $80. Caso o ativo supere a resistência, a próximo nível de alvo seria perto dos $95.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-17-abril_its-money

O dólar fechou a sexta-feira em baixa de -0.41%. Ainda com bastante dificuldade de trabalhar novamente acima dos 5.000, a expectativa é que o dólar apresente um movimento de lateralização/correção nos próximos dias devido a intensidade do movimento de baixa atual.

A próxima faixa de resistência se encontra na região dos 5.100 e o nível de suporte mais relevante é a faixa dos 4825.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.