Análises Morning Call

PIBão

PIBão
  • Publicado em 18 de abril de 2023

Principais bolsas na Europa e EUA tem futuros apontando para alta nessa terça, com ações reagindo a dados positivos de crescimento econômico na China.

A economia do gigante asiático acelerou 4,5% no primeiro trimestre do ano, razoavelmente acima das expectativas, que eram de 4%. As ações da Vale têm abertura contundente na bolsa alemã, uma das primeiras a abrir pelo fuso.

No dado qualitativo, alguns setores da economia chinesa vêm mostrando recuperação gradual, diferente do que se esperava, que era recuperação em V.

A Produção industrial ainda está em patamares mais baixos e o investimento imobiliário caiu, fato que acende uma luz amarela, entretanto, não ofusca o panorama, que foi positivo.

Seguindo a agenda de indicadores, temos semana mais fraca, com alguns dados complementares saindo. Hoje os EUA divulgam dados de construção de novas casas.

Nos holofotes, o Goldman Sachs e Bank of America divulgam seus resultados referentes ao 1T23 abrindo a temporada dos bancos, que inclui alguns players regionais, foco de problemas no passado recente.

As commodities metálicas não poderiam reagir de forma diferente aos dados na China e o minério de ferro tem alta, junto a outras commodities com vocação industrial, temporada de construção por lá também pressiona os estoques e os preços.

O petróleo na contramão tem leve baixa no pregão de hoje.

No mercado local, a Vale deve apresentar o relatório de produção do primeiro trimestre, dando um direcionamento ao mercado sobre seu próximo balanço.

E o mercado se volta agora para entrega do arcabouço fiscal no congresso, que deve seguir pressionando os juros.

Uma proxy do sentimento do mercado será o leilão de títulos públicos que o Tesouro Nacional realiza hoje.

abertura-do-mercado-18-abril_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-18-abril_its-money

O Ibovespa fecha em queda de -0.25%. Ainda dentro do movimento de correção da última semana, o índice pode dar sequência no sinal de topo gerado, o que aumenta a probabilidade de buscar a região dos 104k-102k novamente.

Caso o IBOV consiga apresentar força compradora novamente, a próxima faixa de resistência se encontra perto dos 108k.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-18-abril_its-money

No mercado americano, o S&P500 fechou em alta de +0.33%. O índice segue ganhando força em direção a região dos 4200 que ainda se comporta como uma forte região de resistência.

A expectativa é que após o teste nessa faixa de preço, o índice americano apresente uma correção do movimento de alta.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-18-abril_its-money

No dia de ontem o petróleo fechou em queda de -1.86% após novamente testar a faixa de resistência dos $86. A expectativa é que o petróleo continue com a correção do movimento atual de alta podendo buscar a região de suporte que foi deixada na faixa dos $80.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-18-abril_its-money

O dólar fechou o dia de ontem em alta de +0.69%. Dando sequência no movimento de lateralização/correção, o ativo pode buscar nos próximos dias a faixa de resistência que se encontra na região dos 5.100.

Já o suporte mais próximo se encontra na região dos 4.800.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.