Análises Morning Call

Pivot Central

Pivot Central
  • Publicado em 3 de maio de 2023

Mercados tem abertura em leve alta nos EUA e Europa, com boa parte dos investidores em espera para a definição de taxas de juros no mundo.

No mercado americano, boa parte dos investidores já precificam um aumento de 25 bps na reunião de hoje, com um detalhe a mais que esse seria o pico nas taxas de juros, pelo que apontam os dados da CME que possui mecanismos para precificar isso.

Qualquer dado ou fala daqui para frente pode fazer com que o mercado faça ajustes em caso de novos aumentos. Existe uma expectativa para cortes já no final do ano.

Hoje , os EUA ainda divulgam relatório de empregos ADP do setor privado, já servirá como pista para os próximos passos.

A crise no setor bancário por lá, com ênfase nos pequenos bancos regionais, tem chamado atenção do mercado, que teme eventos que contamine o restante da economia. Esses eventos podem servir para amenizar as taxas de juros, como já ocorreu pouco tempo atrás.

Esses temores de atividade têm jogado preço das commodities para baixo, notadamente o petróleo, que segue em cada, abaixo dos USD 70. Minério de ferro também tem correção.

Por aqui, as atenções ficam por conta do Copom dessa quarta, que não deve trazer nenhuma mudança nas taxas de juros, porém pode trazer pistas dos próximos passos no comunicado, porém, mercado já começa a precificar que inflação ainda está persistente, o que pode atrapalhar o ambiente para cortes.

Ontem vimos uma onda de aversão ao risco, exacerbada por dados piores no exterior. Por aqui, os investidores, também se atentam a votação da chamada PL das Fakes News, que deve desprender grande capital político de Lula e Dino para ser aprovado.

abertura-do-mercado-03-maio-its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-03-maio_its-money

O IBOV fechou o dia de ontem em forte queda de -2.40%. Após anular a sinalização de alta da última semana, o índice Ibovespa aumenta consideravelmente a probabilidade de buscar a faixa de preço dos 98k. Ainda dentro de um movimento de queda, o viés segue sendo negativo para o índice.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-petroleo-03-maio_its-money

O S&P500 fechou o dia de ontem em queda de -1.16%. O índice americano ainda se encontra em patamares de forte pressão vendedora, portanto, podemos esperar o S&P500 trabalhando abaixo da região de fundo anterior e buscar o suporte dos 4.000. Apenas se voltar a superar a região dos 4.200, o mercado americano retoma um viés mais positivo no curto prazo.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-03-maio1_its-money

O petróleo fechou o dia de ontem em forte queda de -5.24%. Hoje o ativo já abriu o dia também em forte queda, indo em direção a região dos $72 como comentado aqui anteriormente. A força do movimento atual pode fazer com que o ativo perca essa zona de suporte. Caso esse cenário seja concretizado, a próxima região de suporte está na faixa dos $66.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-03-maio_its-money

O dólar fechou um dia forte com alta de +1.11%. Como comentado aqui anteriormente, o ativo apresentava um viés de correção e poderia ganhar força na ponta compradora. Dessa forma, a expectativa de buscar o nível de preço dos 5.100 aumenta consideravelmente. Caso o ativo supere esse patamar, podemos ter o dólar indo em direção à região dos 5.300.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.