Análises Morning Call

Powell e a comunicação

Powell e a comunicação
  • Publicado em 7 de março de 2023

Mercados abrem essa terça com leve alta enquanto aguarda a fala do presidente do FED, Jerome Powell, que vai ao senado americano. Amanhã ele deve voltar ao congresso, dessa vez na Câmara. O mercado aguarda na fala dele, sinalizações de o que esperar do FOMC na próxima reunião.

Em semana de agenda vazia na parte de indicadores, o payroll de sexta ganha ainda mais relevância, com investidores sem maiores disposição ao risco, faltando praticamente duas semanas para o FOMC divulgar sua decisão sobre as taxas de juros por lá.

Vários investidores já cometeram erros ao julgar quando seria o pico da inflação e juros nos EUA, de forma que qualquer sinalização de juros mais baixos pode desencadear uma corrida para cobrir posições short, levando a altas no S&P. O contrário também deve ser verdadeiro.

Nas commodities, o petróleo opera em leve baixa após subir por praticamente cinco pregões chegando perto do USD 80, maior nível em um mês. O minério de ferro ensaia recuperação após correção nos últimos dias, com perspectiva de menor demanda nos próximos meses da China.

No Brasil, o mercado acompanha o IGP-DI, que deve mostrar um leve avanço de 0,01% em fevereiro. Hoje ocorre também os leilões de LFT e NTN-B pelo Tesouro Nacional.

No cenário político, ocorre hoje reunião entre o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o presidente do Banco Central, Campos Neto, que deve participar depois de uma solenidade no TSE, o qual deve ter a participação do presidente Lula, que vem pressionando o BC junto com a ala partidária por juros mais baixos.

abertura-do-mercado-07-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-07-março_its-money

Assim como comentado anteriormente, na nossa visão o mais esperado para o IBOV era iniciar uma correção nos próximos dias. Apesar de trabalhar em baixa pela manhã, o índice conseguiu se recuperar pela parte da arte fechando em alta de +0.80%. Espera-se agora, que o mercado dê sequência nessa correção do movimento de baixa.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-07-março_its-money

Já no mercado americano, no dia de ontem tivemos uma sinalização bastante negativa. No fim do dia, o S&P500 devolveu toda a alta que estava sendo apresentada, fechando próximo do seu nível de abertura. Isso indica que podemos ter início a um novo movimento de baixa caso o ativo volte a trabalhar abaixo do suporte dos USD 4000.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-07-março_its-money

Após ganhar força no dia anterior, o petróleo novamente alcança o patamar dos 86 dólares, que vem sendo um nível importante de resistência para o preço quando observamos pelo gráfico. Dessa forma, espera-se uma correção ou até mesmo o início de um novo movimento de baixa para os próximos dias.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-07-março_its-money

O dólar futuro fechou em queda de -0.58% nessa segunda-feira, voltando a trabalhar abaixo das médias móveis. Ainda com um viés um pouco mais positivo, mas dentro de um processo de correção, podemos ver o dólar ganhar força nos próximos dias caso supere novamente a região dos 5.300.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.