Análises Morning Call

Qualquer boa notícia

Qualquer boa notícia
  • Publicado em 12 de abril de 2023

Mercados de lado nessa quarta-feira, em espera para os dados de inflação nos EUA, medido pelo CPI. A expectativa é de uma desaceleração para 5,1% dos 6% atuais, se confirmado, seria um sinal bem aguardado pelo mercado que o FED poderia começar a pensar em um corte nas taxas de juros por lá.

Por enquanto, para a próxima reunião do FOMC em maio, o mercado projeta com 75% de chances um aumento de 25 bps, com o restante apostando em manutenção das taxas. Hoje sai a ata do FOMC, que deve trazer maiores detalhes.

O qualitativo do CPI vai importar muito e os investidores devem olhar com atenção para o comportamento do núcleo da inflação, dentre outros dados para traçar melhores cenários. O mercado de trabalho ainda segue bastante aquecido por lá, o que dificulta o trabalho do FED.

No mercado de commodities, o petróleo negocia em alta, acima dos USD 81 reagindo a cortes de produção da opep+, além de quedas nos estoques EUA. Minério de ferro opera em baixa, com mercado chinês buscando estimular maior oferta.

No mercado local, temos o indicador de vendas no varejo, que deve sair com alta de 3,4% em relação a dezembro, após queda na medição anterior. O mercado tem reagido muito bem ao IPCA mais fraco do que estimado ontem, com os juros futuros desenhando um cenário de queda nas taxas de juros locais. Dólar capturou o bom sentimento da bolsa e opera no patamar dos BRL 5,00 enquanto o IBOV teve alta superior aos 4%.

abertura-do-mercado-12-abril_its-money

Análise técnica Ibovespa

No dia de ontem, o Ibovespa fechou em alta de +4.29%. Após um dia bastante direcional, o IBOV conseguiu superar níveis importantes de resistência. Mesmo com esse movimento de alta no dia de ontem, ainda seguimos dentro de uma tendencia de baixa. Dessa forma, podemos ver o IBOV encontrar certa dificuldade para ultrapassar a região dos 107k-108k que é uma faixa importante de resistência pelo gráfico diário.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-ibovespa-12-abril_its-money

Já o S&P500, não apresentou variação no dia de ontem. Ainda dentro de um movimento de alta, o mercado americano já começa mostrar sinais de fraqueza perto da região de resistência. Dessa forma, devemos ficar atentos com os próximos movimentos, principalmente se o S&P500 voltar a ser negociado abaixo dos 4000.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-12-abril_its-money

Já o petróleo, finalizou o pregão com alta de +1.54%. Ainda dentro de um movimento de lateralização, o ativo segue com uma expectativa de correção que pode buscar a faixa de suporte dos $80. A região dos $86-$88 segue sendo uma forte resistência para o ativo.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-12-abril_its-money

O dólar fechou o dia de ontem em queda de -1.19%. Se aproximando mais uma vez da região dos 5.000, o dólar novamente apresenta força no movimento de baixa após a correção do preço nos últimos dias.

Essa região de suporte costuma apresentar bastante pressão compradora para esse ativo, portanto, o dólar pode encontrar uma certa dificuldade nessa região e apresentar um movimento mais lateral nos próximos dias.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.