Análises Morning Call

Quebrando a banca

Quebrando a banca
  • Publicado em 13 de março de 2023

Segunda-feira com mercados sem direção definida, após um longo final de semana, com reguladores, banqueiros e investidores procurando entender a extensão dos estragos causados pelo colapso do SVD Bank. As ações do First Republic Bank chegaram a cair 60% no pré-market em NY.

Embora a situação chegue a ser bastante preocupante, as autoridades nos EUA vem garantindo que o colapso do banco não se transforme em algo sistemático. O FED anunciou um programa de financiamento aos bancos, com prazo de um ano e condições mais simplificadas.

Além do SVB, o Signature Bank de NY foi fechado pelos reguladores estaduais. Em ambos os casos, o FDIC (semelhante ao FGC aqui no Brasil) indicou que os depositantes conseguirão sacar os recursos sem maiores problemas.

Devido a esse novo cenário, vários investidores reduziram a aposta de um pivot no FED, de forma que as chances de um aumento de 50 bps, passou apenas 30%, poucos dias atrás esse número beirava os 80%. O CPI americano deve sair essa semana, sendo um número importante para o FED balizar sua decisão.

Nas commodities, apesar dos temos, o minério de ferro sobe com quedas nos estoques chineses, na temporada em que a construção fica aquecida. O petróleo sente os efeitos do receio de investidores nos EUA e cai.

Aqui no Brasil, IPCA acima do esperado tem deixado alguns investidores com receio de que os cortes nas taxas de juros sejam postergados, a curva já começava a precificar a possibilidade de um corte nos próximos meses. A expectativa dos investidores se volta para o arcabouço fiscal que está na iminência de ser apresentado ao mercado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem se mostrado em contato com o presidente do BC, Roberto Campos, para construir meios de abaixar os juros.

abertura-do-mercado-13-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-13-março_its-money

Assim como comentado anteriormente, o Ibovespa deu sequência no movimento de baixa após o sinal negativo do mercado na quinta-feira. Fechando a sexta-feira com -1.38% de queda, o IBOV aumenta a pressão vendedora na região dos 103k o que pode indicar um rompimento do suporte e a sequência do movimento de queda.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-13-março_its-money

No mercado americano, o S&P500 novamente apresenta um forte dia de baixa, fechando a sexta-feira com -1.45%. Podemos ter nos próximos dias o teste na região de suporte dos 3800 e possivelmente um rompimento dessa zona de suporte caso a força vendedora continue dominante.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-13-março_its-money

Após uma tentativa de recuperação na sexta-feira, o petróleo já inicia o dia de hoje em baixa de -3.42%. Aumentando o viés negativo, a maior probabilidade é de o ativo ir em direção à zona de suporte da faixa dos 76 USD.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-13-março_its-money

O dólar futuro fechou a sexta feira em forte alta de +1.01%. Dando sequência no rompimento comentado aqui anteriormente, o viés ainda segue positivo com alvo na região de resistência posicionada próxima dos R$5.50.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

 

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.