Análises Morning Call

Quente e frio

Quente e frio
  • Publicado em 27 de janeiro de 2023

Abertura dos mercados próxima a estabilidade nessa sexta feira, com boa parte dos mercados repercutindo ainda a agenda de balanços corporativos nos EUA. Ontem foi a vez da gigante de tecnologia, Intel, de divulgar seus números, reportando linhas importantes abaixo do esperado pelo mercado.

Os investidores têm pesado esses fatores, junto com dados econômicos razoáveis divulgados pelos EUA.

Essa semana, o balanço divulgado de diversas empresas do setor de tecnologia, tem trazido volatilidade ao mercado, com investidores em momentos de euforia e preocupação. Intel e Microsoft, com números abaixo do consenso trouxeram reações negativas, ao passo que a Tesla trouxe maior animo para os mercados.

Os dados econômicos divulgados recentemente pelos Estados Unidos, colocam em perspectiva o fato de que por lá, talvez se escape de uma recessão em meio ao mais rápido movimento de aperto monetário. Porém ainda seria muito cedo para pensar propriamente em um corte de juros.

As principais commodities industriais ficam de lado no pregão de hoje, com petróleo operando nos USD 80 em linha com otimismo do mercado chinês. O cobre vem chamando a atenção dos investidores em meio a um forte rali, com os investidores colocando oferta mais fraca nos preços.

O rali do minério de ferro pode estar com seus dias contados, segundo o Citi, que enxerga o fim dos efeitos da reabertura na China, como fator que deve levar uma desaceleração nos preços.
No mercado local, deveremos ver o mercado reagindo a aprovação do nome de Jean Paul Prates como presidente da Petrobras, como era de se esperar que fosse aprovado.

Na agenda, o presidente Lula se reúne hoje com alguns governadores, além do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. No radar político, deveremos ver grande movimentação dos parlamentares, as vésperas das eleições dos presidentes da Câmara e do Senado.

abertura-do-mercado-27-janeiro_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-27-janeiro_its-money

O Ibovespa nesta quinta-feira fechou em queda de 0,08% aos 114.177 pontos, após dois dias consecutivos de alta. O índice apresentou certa volatilidade oscilando entre o campo positivo e negativo, porém acabou encerrando praticamente no zero a zero.

Dessa forma, a expectativa segue positiva para os próximos dias visto que o Ibov não chegou a perder níveis importantes e mantém sua tendência de alta no curto prazo.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-27-janeiro_its-money

O S&P500 nessa quinta-feira fechou em alta de 1,10% aos 4.060 pontos. O índice superou os 4.019 pontos, que é um nível importante, e por isso segue com uma expectativa mais positiva no curto prazo.

Isto é, maior probabilidade de dar sequência a movimentação de alta, buscando patamares mais acima como os 4.080 pontos sendo o próximo desafio do índice.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-27-janeiro_its-money

O petróleo nesta quinta-feira terminou o pregão em alta de 1,25% aos USD 87,34/barril. Apesar da alta, o ativo segue sendo negociado entre os 86 e 88/barril.

O que mantém uma expectativa positiva no curto prazo seria ainda estar trabalhando acima das médias móveis. A superação dos USD 87,95/barril reforça uma retomada de tendência de alta no curto prazo.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-27-janeiro_its-money

O dólar terminou essa quarta-feira em baixa de 0,15% em 5,06 dólar/real, terminando o pregão em baixa pelo terceiro dia consecutivo. A expectativa para os próximos dias segue de baixa, em que a perda dos 5,06 dólar/real reforça esse viés.

Pensando e patamares importantes mais abaixo, o próximo seria os 5,02 dólar/real.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.