Economia Notícias

Safra agrícola brasileira alcança recorde em valor de produção

Safra agrícola brasileira alcança recorde em valor de produção
  • Publicado em 15 de setembro de 2022

A safra agrícola brasileira atingiu um valor de produção recorde de R$ 743,3 bilhões em 2021, um avanço de 58,6% em comparação ao registrado no ano anterior.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) 2021.

Winicius de Lima Wagner, supervisor da pesquisa, afirmou por meio de nota que “o ano de 2021 ainda foi marcado pelos reflexos da pandemia de Covid-19, que trouxe como consequência uma elevada demanda das commodities agrícolas ao redor do mundo e a valorização do Dólar frente ao Real. Essa situação resultou também na disparada dos preços agrícolas em 2021 na comparação com o ano anterior”.

No top cinco produtos no ranking de valor de produção, ficaram a soja, milho, cana-de-açúcar, café e algodão. Todos apresentaram  aumento em geração de valor.

Ainda segundo o supervisor, “as condições climáticas favoreceram a maior parte dos cultivos de verão, contudo, extensos períodos de estiagem durante o outono e o inverno e, também, fortes geadas castigaram as culturas da segunda safra, com perdas registradas, principalmente, na safra do milho, feijão, cana-de-açúcar e café”.
Wagner complementa que apesar da tímida retração, o ano de 2021 apresentou uma boa safra: “Como 2020 foi um ano de safra recorde, temos uma base comparativa muito elevada”.
Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.