Análises Morning Call

Semana do Banco Central

Semana do Banco Central
  • Publicado em 2 de maio de 2023

Índice futuro das principais bolsas no mundo apontam abertura lateralizada na volta do feriado do Dia do Trabalho. Essa semana teremos decisões de juros por bancos centrais em importantes praças, como Brasil e Estados Unidos.

Durante a madrugada, o BC na Austrália, subiu de forma inesperada os juros por lá, reacendendo preocupações com atividade e inflação. No mercado americano, os investidores devem acompanhar os desdobramentos da aquisição do First Republic Bank pelo JPMorgan com intermédio do governo, assumindo todos os depósitos da instituição.

Também por lá, os investidores esperam um novo aumento na taxa de juros na ordem de 25 bps na reunião do FOMC que ocorre amanhã. Na Europa, o aumento esperado é de 50 bps pelo BCE.

Nas commodities, petróleo tem pregão de queda com preocupações quanto atividade, com investidores ainda apreensivos com saúde dos bancos nos EUA. Minério de ferro tem alta discreta na bolsa de Singapura.

No Brasil, a pauta essa semana fica por conta do Copom do BC que deve manter os juros no atual patamar. Naturalmente esperamos que membros do governo lancem renovada campanha contra Roberto Campos e o BC. Dados de arrecadação ainda abaixo do previsto alimentam perspectivas de que cortes podem ocorrer apenas para o final do ano.

abertura-do-mercado-02-maio-its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-02-maio_its-money

O IBOV fechou a sexta-feira com alta de +1.47%. Gerando um novo sinal de fundo no gráfico diário o índice Ibovespa aponta novamente para cima com a entrada de pressão compradora. Entretanto, o índice ainda possui alguns desafios pela frente, como a região dos 107-108k. Caso esse sinal de fundo seja anulado, a probabilidade de buscar os 98k aumenta consideravelmente.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-02-maio_its-money

O S&P500 fechou o dia de ontem com leve queda de -0.04%. A expectativa para o mercado americano ainda segue sendo de baixa, ainda mais pela forte resistência nessa faixa de preço dos 4200. A probabilidade de um sinal de topo no dia de hoje é bastante alta, o que aumenta a chance de um movimento de baixa mais intenso para o índice americano.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-02-maio_its-money

Já o petróleo fechou o dia de ontem em queda de -1.05%. A expectativa para o ativo ainda segue sendo negativa, portanto, a maior probabilidade é que o petróleo busque a faixa de preço dos $72 novamente. Apenas se superar a região dos $86, o ativo volta a ter o viés um pouco mais positivo no curto prazo.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-02-maio_its-money

O dólar fechou a sexta-feira em alta de +0.24%. O dólar ainda segue dentro de um movimento de correção e para os próximos dias podemos esperar o dólar voltando a ganhar força na ponta compradora e testar a faixa dos 5.100. Caso ele consiga perca a região de fundo anterior, a próxima zona de suporte se encontra na região dos 4.800.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.