Economia Notícias

Setor de serviços do Brasil registra mínima de 19 meses, aponta PMI

Setor de serviços do Brasil registra mínima de 19 meses, aponta PMI
  • Publicado em 4 de janeiro de 2023

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços no Brasil recuou de 51,6 em novembro para 51,0 em dezembro, o resultado mais fraco em 19 meses. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (4) a S&P Global.  

No entanto, o resultado veio acima da marca de 50 que separa crescimento de contração, com algumas empresas indicando parcerias bem-sucedidas, conquista de novos clientes e resiliência da demanda.  

“O desempenho do setor de serviços do Brasil decepcionou no final de 2022, especialmente considerando que começou o ano com força”, avaliou a diretora associada de economia da S&P Markit, Pollyanna De Lima. 

A diretora também explicou que parte da fraqueza observada em dezembro foi atribuída a futuras políticas públicas pouco claras, enquanto algumas empresas fecharam suas portas durante os jogos da Copa do Mundo. 

Ainda de acordo com a S&P Global, “o volume de novos pedidos aumentou a um ritmo sólido e acelerado, mas as empresas reduziram o número de empregos pela primeira vez desde maio de 2021 em meio à falta de pressão sobre as capacidades operacionais”.

Fonte: Infomoney

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.