Análises Morning Call

Sob controle

Sob controle
  • Publicado em 18 de janeiro de 2023

Bolsas abrem em estabilidade no pregão dessa quarta feira, com investidores de olho nos acontecimentos da política econômica do Japão, onde banco central japonês (BoJ), decidiu manter inalterada seu programa de controle da curva de rendimento, em um movimento que surpreendeu o mercado.

Como reflexo disso, o Iene (moeda japonesa) cai em relação ao dólar.

Os primeiros balanços corporativos foram divulgados em Wall Street com os bancos Golman Sachs e Morgan Stanley abrindo a temporada.

Juros mais elevados e desacelerações na economia contribuíram para o resultado aquém do esperado e o lucro do Goldman ficou 40% abaixo do esperado, as ações chegaram a cair 6% no pregão de ontem.

Já o Morgan teve lucro pouco acima do esperado, surpreendendo os analistas, principalmente no segmento de trading que contribuiu para os resultados. As ações subiram 7% ontem.

Em Davos, na Suíça, onde participa do fórum Econômico Mundial, o Ministro Haddad falou que o governo deseja resolver o arcabouço fiscal e a reforma tributária até abril deste ano, citando a necessidade dessa resolução como ferramenta para atrair investimentos ao Brasil, diante de uma perspectiva mais clara.

As falas pareceram surtir algum efeito no mercado, que diante da possibilidade de zerar o déficit em dois anos, mostrou algum alívio nos DIs no pregão de ontem.

No caso das Americanas, em meio a disputas judiciais, o conselho aprovou ontem a eleição de Camille Faria para o cargo de CFO da Companhia, acumulando também funções de relações com investidores.

A executiva possui grande experiencia corporativa e particularmente em reestruturações, visto que foi a CFO da Oi durante o complexo processo de reestruturação da companhia. Atualmente Camille era CFO da Tim Brasil.

abertura-do-mercado-18-janeiro_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-18-janeiro_its-money

O Ibovespa nesta terça-feira fechou em alta forte de 2,04% aos 111.439 pontos. Isso retoma uma expectativa positiva para o ativo, já que conseguiu superar os 110.900 pontos.

Dessa forma, o viés para os próximos dias é positivo, em que a superação dos 111.577 pontos indica que o Ibov pode dar continuidade a tendência de alta, buscando os 112.500 pontos novamente.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-18-janeiro_its-money

O S&P500 nessa terça-feira fechou no campo negativo, com leve queda de 0,20% aos 3.990 pontos. Após quatro dias consecutivos de alta, esse seria o primeiro de baixa.

A perda dos 3.984 pontos indica que o índice pode passar por uma correção no curto prazo, o que é esperado após um longo movimento de alta. Essa correção pode ser no preço (repique de baixa) ou no tempo (movimento mais lateral).

Já a superação dos 4.000 pontos indica que o índice pode dar continuidade nesse movimento de alta.

Commodities

O petróleo abre o pregão de quarta feira indo para a 9ª alta consecutiva, mais longa sequencia de ganhos em quatro anos. Minério de ferro e outras commodities como soja e níquel avançam em meio a reabertura da economia chinesa, principalmente após números melhores da economia, divulgados no começo da semana.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-18-janeiro_its-money

O petróleo nesta terça-feira terminou o pregão em forte alta de 3,15% aos USD 86,74/barril. Retomando o movimento de alta e superando níveis de preço importantes. Dessa forma, a expectativa para o petróleo nos próximos dias segue mais positiva, em que pode dar continuidade ao movimento de alta.

O próximo nível importante mais acima seria nos USD 89,50/barril.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-18-janeiro_its-money

O dólar terminou essa terça-feira em queda de 0,91% em 5,10 dólar/real. Apesar da baixa, o ativo não chegou a perder níveis de preço importante, e segue com maior probabilidade de passar por uma correção.

Neste caso, no tempo, já que demonstrou uma movimentação mais lateral entre os 5,09 e 5,14 dólar/real. A perda dos 5,06 dólar/real, indica que o ativo pode dar continuidade ao movimento de baixa.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;
    Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.