Análises Morning Call

Temos um plano!

Temos um plano!
  • Publicado em 31 de março de 2023

Mercados operam de lado na abertura dessa sexta-feira, enquanto investidores aguardam pelo indicador PCE, que deve sair no meio do pregão aqui no Brasil. O indicador é considerado como o preferido pelo FED para seus ajustes de inflação.

A expectativa é de que o índice desacelere a 0,4% no mês a mês, ficando no patamar de 4,7% no anual. A meta do FED para inflação é de apenas 2%, logo os investidores devem ficar atentos ao resultado desse indicador antes de tomar mais risco.

Apesar de um resultado razoável para o PMI da China, as commodities tem dia de correção hoje na bolsa, após subirem por boa parte da semana, impulsionada justamente por melhores perspectivas no gigante asiático.

Aqui no Brasil, o arcabouço fiscal foi finalmente apresentado e de certo modo foi bem recebido pelo mercado. O plano traz limites para despesas e indica um superávit já em 2025. Por enquanto o ministro indicou que não deve aumentar a carga tributária. O mercado parece ter absorvido bem o plano, com o DI cedendo em praticamente todos os vértices, com o mercado colocando chances críveis de um corte da Selic ocorrer ainda nesse semestre.

O mercado agora ficará atento na capacidade de execução do planejamento, a parte mais difícil do arcabouço, que pode contradizer promessas eleitorais ao logo do caminho, a tarefa de executar o plano será difícil para a equipe econômica.

abertura-do-mercado-31-março_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-31-março_its-money

Ibovespa fecha em forte alta de +1.89%. Em um dia bastante direcional, o IBOV conseguiu superar níveis importantes de resistência que estavam perto da faixa dos 102k e agora ganha um viés um pouco mais positivo de curto prazo. Lembrando que apesar da forte alta, ainda seguimos dentro de um movimento de baixa, com resistência na faixa dos 106k.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-31-março_its-money

No mercado americano, finalmente o S&P500 se aproximou da resistência dos 4050. Fechando o dia de ontem com alta de +0.57%, o índice americano ainda apresenta uma certa dificuldade nessa região, portanto, devemos ficar atentos aos próximos sinais do mercado nessa faixa de preço.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-31-março_its-money

No pregão de ontem, o petróleo fechou em alta novamente de +1.28%. Ainda dando sequência no movimento de correção, o petróleo segue em direção a faixa dos $80. Essa região pode apresentar uma defesa vendedora pela zona de resistência que se encontra nessa faixa de preço.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-31-março_its-money

Já o dólar, continua dando sequência no movimento de baixa. No dia de ontem, fechou em queda de -0.80% perdendo a região de suporte dos 5.130. Dessa forma, as chances de o dólar testar os 5.000 aumentaram consideravelmente. Caso o dólar volte para cima dos 5.200, o viés positivo de curto prazo é retomado.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.