Análises Morning Call

Temporada turbulenta

Temporada turbulenta
  • Publicado em 14 de abril de 2023

Mercados sem direção definida nessa sexta com bolsa na Europa subindo enquanto nos EUA o mercado futuro aponta para leve baixa. Em meio a todo tumulto dos bancos no mês anterior, a cautela no mercado antes da divulgação de resultados dos bancos é evidente.

Cenário no exterior tem se desenhado de forma que o mercado começa antecipar o fim do ciclo de alta do FED. O PPI para março nos EUA teve queda de 0,5% enquanto as estimativas apontavam para estabilização do número.

Esse dado, somado ao pedido de seguro-desemprego que superou levemente as estimativas têm dado mais sinais de que a economia finalmente esteja desacelerando de forma a pressionar menos a inflação.

Os investidores, após a ata do FOMC divulgado essa semana, trabalham para entender as possibilidades de uma recessão na economia americana, que tem potencial de contaminar outras praças pelo mundo.

Nas commodities, o minério de ferros segue em baixa com mercado de olho no teto de produção na China, que tem pesado sobre os preços. O mercado vem balanceando essas preocupações com ciclones que atingem a Austrália, podendo interferir na oferta.

O petróleo segue para sua quarta semana consecutiva de ganhos com mercado balanceando menor oferta com dados econômicos mais fracos, que podem interferir na demanda.

Aqui no Brasil, o mercado tem reagido positivamente a notícias de que o arcabouço fiscal teria condições de ir ao congresso dentro de algumas semanas e declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que o presidente do Banco Central deve ficar até o final de seu mandato.

Os juros futuros têm mostrado ao longo da semana a precificação de um corte na taxa de juros no curto prazo. Apesar da leve queda na bolsa hoje puxada por alguns setores específicos, o DI e dólar vem caindo, desenhando um cenário relativamente favorável no curto prazo.

abertura-do-mercado-14-abril_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-14-abril_its-money

Ibovespa fecha em queda de -0.40%. No dia de ontem, tivemos o mercado trabalhando em um movimento de correção após os fortes dias de alta apresentados durante essa semana. Ainda dentro de um viés de correção, o IBOV pode gerar hoje um sinal de topo perto de uma região importante de resistência, o que aumentaria a probabilidade do índice buscar a região dos 104k-102k novamente.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-14-abril_its-money

No mercado americano, tivemos o S&P500 fechando em alta de +1.33%. Ainda trabalhando dentro de uma região de resistência, o S&P pode encontrar pressão vendedora novamente nos próximos dias dentro dessa faixa dos 4150-4200.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-14-abril_its-money

O petróleo segue trabalhando também em cima de uma região bastante relevante de resistência. No dia de ontem, o petróleo fechou em queda de -1.06% após novamente testar a faixa de resistência dos $86. A expectativa é que o petróleo apresente uma correção do movimento atual de alta podendo buscar a região deixada na faixa dos $80.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-14-abril_its-money

O dólar fechou o dia de ontem em alta de +0.19%. Ainda com bastante dificuldade de trabalhar novamente acima dos 5.000, a expectativa é que o dólar apresente um movimento de lateralização/correção nos próximos dias devido a intensidade do movimento de baixa atual. A próxima faixa de resistência se encontra na região dos 5.100.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.