Análises Minuto Oby

Tensões internas fazem Ibovespa despencar 3,27%

Tensões internas fazem Ibovespa despencar 3,27%
  • Publicado em 24 de outubro de 2022

O Ibovespa fechou em forte queda nessa segunda-feira (-3,27% aos 116.000 pontos), após o caso Roberto Jefferson trazer dúvidas para o cenário eleitoral, em uma leitura de que o evento prejudica Bolsonaro, o qual o mercado tem mostrado maior simpatia por conta do viés mais liberal de sua equipe econômica.

Com isso, as estatais mergulharam, com Banco do Brasil apresentando queda superior a 10%. Petrobras também não escapou e caiu mais de 9% na sessão.

Dólar

O dólar fechou em forte alta (+3,01% a R$ 5,30), na maior alta diária desde abril.

O mercado se aproveitou do tumulto causado por Jefferson e por dados de crescimento abaixo do esperado na China para montar posições na moeda americana.

O dia foi ruim para as moedas de emergentes no geral, em reflexo ao PIB chinês, mas o real apresentou a pior performance entre seus pares.

Curva de juros

A curva de juros fechou com alta nas taxas ao longo de todos os vencimentos, em especial os vértices intermediários e longos.

O aumento da percepção de risco eleitoral e possivelmente risco fiscal em um eventual mandato de Lula, fez com que o viés fosse de alta ao longo de todo o pregão.

A semana tem eventos importantes, sendo a última antes da eleição presidencial e com Copom na quarta-feira e PCE (inflação) nos EUA na sexta.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.