Fechar

It's Money, informação que conecta você ao mundo dos investimentos de forma ágil e descomplicada.


Posts populares

Notícias Onde Investir

Top 5 profissões do mercado financeiro

Top 5 profissões do mercado financeiro
  • Publicado em 17 de junho de 2023

Atuar no mercado financeiro é a meta de muitas pessoas. Ao mesmo tempo, cresce a busca por profissionais qualificados no segmento. Por isso, separamos as cinco principais profissões do mercado financeiro para você conhecer melhor esse campo de atuação. Confira!

Uma pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half mostra que, neste ano, houve um aumento de 25% nas oportunidades para executivos. Da mesma forma, a procura por posições de média gerência e analistas cresceu 20%.

Profissões do mercado financeiro

Em primeiro lugar, é preciso entender que, dentro do mercado financeiro, existem várias áreas onde um profissional pode atuar.

Portanto, para você conhecer as principais, vamos abordar mais a fundo um top com as 5 principais carreiras do setor.

Veja a seguir as mais relevantes profissões de quem trabalha no mercado financeiro.

1 – Assessor de Investimentos (ou Agente Autônomo de Investimentos)

O Assessor de Investimentos, ou Agente Autônomo de Investimentos (AAI) tira dúvidas, dá suporte e orienta sobre os ativos de acordo com os objetivos e perfil do investidor. Além disso, o profissional pode ser responsável por captar clientes, fazer ordens de investimentos e informar a respeito dos produtos disponíveis.

Para trabalhar como Assessor é necessário credenciar-se na Ancord (Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos, Valores Mobiliário, Câmbios e Mercado). Também é preciso ter certificação de investimentos CPA-20, CEA ou PQO Operações.

Para entender em detalhes o que faz um assessor de investimentos, clique na aqui.

2 – Trader

A função do Trader é comprar e vender ações aproveitando a volatilidade do mercado para obter lucro. Pode atuar tanto de maneira autônoma, quanto nas mesas de operações de corretoras, bancos e empresas.

Apesar de ser uma atividade relativamente simples, Traders precisam ter um bom conhecimento de como opera o mercado e a maioria dos ativos. Isso, para não acabar fazendo compras ou vendas no momento errado e perder dinheiro.

O preparo sobre o mercado e a economia são fundamentais, além de equilíbrio psicológico para tomar as decisões corretas. Para quem tem interesse no segmento trader, operações específicas e sérias do mercado podem ajudar, como é o caso do suporte oferecido pela Blue3. 

3 – Analista de Investimentos

Conhece os relatórios periódicos das corretoras analisando ou indicando investimentos? São os Analistas de Valores Mobiliários que produzem esse material.

Sendo assim, os profissionais são responsáveis por escrever análises financeiras, publicadas com o objetivo de ajudar investidores em suas decisões. Porém, analistas não podem dizer nem garantir que os ativos sugeridos terão rentabilidade ou que não têm riscos.

Para conseguir ter uma carreira de Analista de Investimentos é necessário ter qualificação técnica, curso superior e credenciamento pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Além disso, é preciso ser aprovado em um teste conduzido pelo APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos e Mercado de Capitais).

4 – Gestor de Fundo

O Gestor de Fundo é um profissional muito importante no mercado financeiro. Isso porque ele administra carteiras de fundos de investimentos. Por isso, ele está sempre avaliando os ativos do mercado, e assim decide quais e quando comprar, respeitando a estratégia do fundo.

Para ser um Gestor de Fundo também é necessário credenciar-se pela CVM e passar numa prova de teste de conhecimentos chamada CGA. Essa prova é aplicada pela Anbima.

Leia também: Qual a função do gestor do fundo de investimento? Entenda!

5 – Broker

Broker é o nome dado para os operadores financeiros que trabalham nas corretoras de valores. São responsáveis por fechar as ordens de compra e venda dos ativos, geralmente de grandes investidores.

Também atuam em fundos de valores expressivos e em grandes empresas e bancos auxiliando as operações de montantes robustos.

Sendo assim, um Broker costuma acompanhar o mercado financeiro e as Bolsas de Valores o dia inteiro, para garantir as melhores oportunidades de compra e venda para seus clientes.

As operações realizadas pela imensa maioria dos investidores através do Home Broker (plataforma de compras e vendas das corretoras) são as que os Brokers fazem para alguns clientes que manejam uma quantidade expressiva de dinheiro.

Oportunidades no mercado

Para quem busca uma oportunidade no mercado financeiro, em diversas áreas, a Blue3 Investimentos, um dos maiores escritórios da rede XP, tem um banco de talentos e programas de oportunidades.

Written By
Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.