Análises Minuto Oby

Ibovespa sobe 1,83%; varejistas lideram as altas no pregão

Ibovespa sobe 1,83%; varejistas lideram as altas no pregão
  • Publicado em 19 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+1,83% aos 104.700 pontos), em dia puxado pelos cíclicos domésticos, com as principais varejistas como Via, Americanas e Magalu com altas superiores a 10% no pregão.

O movimento vem após Gilmar Mendes garantir o programa de renda mínima, mesmo sem a PEC de Transição, e é ainda mais surpreendente se considerarmos a queda nas bolsas americanas nessa segunda-feira.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,28% a R$ 5,31), em dia de sinais mistos da moeda americana no mercado internacional, mas com viés de fraqueza frente a divisas de emergentes e desenvolvidos.

Por aqui, a dinâmica política parece ter sido um vetor da valorização, já que ainda não temos uma definição de gastos fora do orçamento para 2023.

Curva de juros

A curva de juros apresentou fechamento em boa parte dos vértices, principalmente nos intermediários, em um movimento de desinclinação.

A leitura é de que com as recentes decisões do STF, em favor da renda mínima e contra o orçamento secreto, a PEC de Transição deverá ser desidratada e/ou ter sua duração diminuída para um ano, ao invés de dois como foi aprovado no Senado.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.