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Vendas no varejo avançam 0,4% em outubro, diz IBGE

Vendas no varejo avançam 0,4% em outubro, diz IBGE
  • Publicado em 8 de dezembro de 2022

O volume de vendas no comércio varejista teve variação de 0,4% em outubro frente a setembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira (08) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com isso, a média móvel trimestral avançou em 0,6% no trimestre encerrado em outubro.  

Na série sem ajuste, frente a outubro de 2021, o comércio cresceu 2,7%, terceiro resultado positivo consecutivo. No ano, acumulado foi de 1,0% e, nos últimos doze meses, ficou em 0,1%, primeiro resultado no campo positivo após 5 meses seguidos de quedas. 

Período Varejo Varejo Ampliado
Volume de vendas Receita nominal Volume de vendas Receita nominal
Outubro / Setembro* 0,4 0,2 0,5 0,6
Média móvel trimestral* 0,6 0,0 0,7 0,4
Outubro 2022 / Outubro 2021 2,7 12,2 0,3 10,1
Acumulado 2022 1,0 15,1 -0,5 13,6
Acumulado 12 meses 0,1 13,9 -1,0 13,1
*Série COM ajuste sazonal Fonte: IBGE

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas avançou 0,5% frente a setembro.  

A média móvel trimestral foi de 0,7% no trimestre encerrado em outubro. O volume de vendas frente a outubro de 2021 cresceu 0,3%. O acumulado no ano foi de -0,5% e o nos últimos 12 meses, de -1,0%. 

Em outubro de 2022, na série com ajuste sazonal, cinco das oito atividades pesquisadas estavam no campo positivo:

Móveis e eletrodomésticos (2,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%), Combustíveis e lubrificantes (0,4%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%). 

 Por outro lado, os três grupamentos que mostraram queda foram: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%). 

 Já as atividades do comércio varejista ampliado apresentaram resultados negativos: Veículos e motos, partes e peças, com -1,7% e Material de construção, com -3,5%. 

VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO,
SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:  Outubro 2022
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
AGO SET OUT AGO SET OUT NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 0,2 1,2 0,4 1,6 3,2 2,7 1,0 0,1
1 – Combustíveis e lubrificantes 4,0 1,3 0,4 30,3 34,7 34,2 14,9 11,2
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 0,3 1,3 0,2 1,4 3,8 2,6 1,1 0,8
2.1 – Super e hipermercados 0,3 1,3 -0,1 1,7 4,2 2,6 1,0 0,7
3 – Tecidos, vest. e calçados 11,4 -2,2 -3,4 -5,5 -9,5 -14,8 4,0 2,4
4 – Móveis e eletrodomésticos 1,2 -0,1 2,5 -8,7 -6,1 -0,5 -8,7 -11,2
4.1 – Móveis -19,7 -17,8 -15,7 -11,4 -12,5
4.2 – Eletrodomésticos -3,6 -0,7 7,1 -7,8 -11,0
5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria -0,3 0,6 -0,4 6,6 5,8 5,2 7,0 6,7
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria 2,8 1,9 -3,8 20,5 31,0 13,6 18,5 12,3
7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação -1,4 2,0 2,0 2,0 7,0 8,1 2,1 0,5
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico -1,1 -0,9 2,0 -10,5 -10,1 -8,5 -8,2 -7,3
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 0,0 1,5 0,5 -0,7 0,9 0,3 -0,5 -1,0
9 – Veículos e motos, partes e peças 5,0 0,1 -1,7 -4,1 -1,2 -0,7 -1,3 -0,9
10- Material de construção -0,9 -0,6 -3,5 -7,0 -8,2 -12,7 -8,6 -8,2
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal.
(2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10)

Comércio cresce 2,7% frente a outubro de 2021, com alta em cinco das oito atividades 

Em relação a outubro de 2021, cinco atividades cresceram: Combustíveis e lubrificantes (34,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (13,6%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (8,1%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (5,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,6%).  

Três setores tiveram queda: Móveis e eletrodomésticos (-0,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (-14,8%). 

 No âmbito do varejo ampliado, ambas as atividades caíram: Veículos e motos, partes e peças (-0,7%) e Material de construção (-12,7%). 

RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO,
SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Outubro 2022
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
AGO SET OUT AGO SET OUT NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) -0,3 0,2 0,2 14,7 13,6 12,2 15,1 13,9
1 – Combustíveis e lubrificantes -3,8 -6,1 -1,5 22,0 12,5 7,1 29,4 31,0
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 0,2 0,7 0,7 17,2 17,7 16,4 15,2 13,9
2.1 – Super e hipermercados 0,4 1,0 0,9 17,3 18,0 16,2 14,9 13,6
3 – Tecidos, vest. e calçados 1,3 -1,1 -1,2 11,0 8,1 1,1 19,9 16,7
4 – Móveis e eletrodomésticos 1,7 -0,2 2,2 2,1 3,8 8,3 2,9 0,0
4.1 – Móveis -5,7 -4,0 -2,0 2,3 0,6
4.2 – Eletrodomésticos 5,9 7,3 13,3 3,2 -0,2
5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria 0,8 1,4 0,3 22,5 21,9 20,5 19,5 18,1
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria 1,8 0,9 -4,1 27,7 39,6 21,2 25,7 19,0
7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação -1,4 2,0 1,9 2,0 8,1 10,2 5,0 3,0
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico -0,6 -0,4 2,6 1,0 -0,3 1,3 3,3 3,9
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) -0,4 1,0 0,6 12,4 11,9 10,1 13,6 13,1
9 – Veículos e motos, partes e peças 5,8 0,4 -1,6 10,2 11,8 10,7 14,0 14,6
10- Material de construção -0,5 0,1 -4,5 2,6 1,4 -4,6 3,2 4,6
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal.

 A atividade de Combustíveis e lubrificantes cresceu 34,2% frente a outubro de 2021, nono crescimento consecutivo na comparação interanual. O setor também teve a maior contribuição na composição da taxa geral do varejo (3,1 p.p. em 2,7%).  

O crescimento da atividade no período está atrelado à política de redução de preços da gasolina, iniciada em julho de 2022.  

No acumulado no ano até outubro, a atividade mostra aumento de ritmo, ao passar de 12,7% para 14,9%. Em relação ao acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 7,6% até setembro para 11,2% até outubro, o setor mostrou aumento de intensidade de crescimento. 

O setor de Livros, jornais, revistas e papelaria cresceu 13,6% frente a outubro de 2021. O acumulado no ano, ao passar de 19,0% para 18,5%, a atividade mostra manutenção no ritmo de crescimento.  

Em termos de resultado acumulado nos últimos doze meses, houve aumento no ritmo de crescimento: de 10,8% até setembro para 12,3% até outubro de 2022. 

Agrupamentos 

O grupamento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação avançou 8,1% em outubro de 2022 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, terceiro consecutivo e o mais intenso, em termos de amplitude, desde março de 2022, quando havia sido de 16,5%.  

No ano, até outubro, o setor acumula 2,1% de crescimento, acima do estabelecido até setembro (1,4%). O indicador acumulado dos últimos doze meses registra 0,5% até outubro, primeiro mês no campo positivo desde março de 2022 (0,2%). 

 O setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria aumentou 5,2% nas vendas frente a outubro de 2021, 12º resultado positivo consecutivo.  

O acumulado no ano até outubro, ao passar de 7,2% para 7,0%, mantem o ritmo de crescimento. Nos doze meses, o resultado de 6,7% até outubro de 2022 é maior em 0,4 p.p. ao acumulado até setembro. 

 Já a atividade de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, ao avançar 2,6% em outubro de 2022, registrou seu terceiro mês consecutivo de crescimento para o indicador interanual.  

O desempenho positivo do setor, em combinação com o peso da atividade no varejo, a posiciona como segunda maior contribuição na taxa global, somando 1,3 p.p. no total de 2,7%. No ano, o acúmulo é de 1,1% até outubro, quarto mês de crescimento seguido.  

Nos últimos doze meses, o acúmulo também é positivo até outubro (0,8%), sendo o segundo consecutivo fora do campo negativo após 14 meses acumulando perdas. 

 O grupo de Móveis e eletrodomésticos apresentou queda (-0,5%) pelo sétimo mês consecutivo na comparação interanual.  

O acumulado do ano até outubro de 2022 apresenta perda de 8,7% e não registra crescimento desde julho de 2021 (2,6%). Para os últimos doze meses o resultado foi de -11,2%, com quedas consecutivas desde setembro de 2021. 

 O grupamento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, entre outros, caiu 8,5% frente a outubro de 2021, sexto mês negativo consecutivo.  

No ano, a perda até outubro é de 8,2%, também a sexta consecutiva, resultado similar ao acumulado nos últimos doze meses (-7,3%), quinto em sequência a registrar perdas. 

 O setor de Tecidos, vestuário e calçados teve retração de 14,8% frente a outubro de 2021, quarta consecutiva. A atividade representou a segunda maior contribuição, no campo negativo, para a taxa global, somando -1,1 p.p no total de 2,7%.  

No ano, o acúmulo é positivo, mas decrescente: 4,0% até outubro contra 6,4% até setembro. Nos últimos doze meses, o resultado até outubro é positivo em 2,4%, mas abaixo do resultado de setembro (3,5%). 

 A atividade de Veículos e motos, partes e peças caiu 0,7 frente a outubro de 2021. O acumulado do ano foi de -1,4% em outubro, registrando perda desde julho de 2021. O acumulado em doze meses foi de -0,9% e a série está no campo negativo há três meses. 

 O grupo de Material de construção caiu 12,7% frente a outubro de 2021, sétima perda seguida desde abril de 2021, exercendo, para a comparação interanual, a maior contribuição, no campo negativo, para a composição da taxa global, somando -1,4 p.p. no total de 0,3% do varejo ampliado.  

No ano, as perdas ficaram em 8,6% até outubro, contabilizando dez meses de acúmulos no campo negativo. No acumulado dos últimos doze meses, o resultado é negativo há dez meses, sendo de -8,2% até outubro. 

 Vendas têm alta em 15 UFs na comparação com setembro 

 Na série com ajuste sazonal, 15 das 27 Unidades da Federação tiveram resultados positivos, com destaque para:  

Amapá (5,1%), Roraima (2,1%) e Acre (2,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, se encontram 10 Unidades da Federação, com destaque para Paraíba (-6,8%), Rio Grande do Norte (-1,3%) e Tocantins (-0,9%).  

Pernambuco e Distrito Federal ficaram estáveis (0,0%) na passagem de setembro para outubro de 2022 

 Para a mesma comparação, no varejo ampliado, 17 das 27 Unidades da Federação tiveram alta, lideradas por Amapá (5,7%), Goiás (5,3%) e Mato Grosso do Sul (3,7%).  

Pelo lado das quedas, destacam-se Tocantins (-7,9%), Rondônia (-4,8%) e Paraíba (-2,0%). 

 Frente a outubro de 2021, houve resultados positivos em 22 das 27 UFs, com destaque para: Paraíba (31,3%), Amapá (23,4%) e Roraima (16,4%). 

Já pressionando negativamente, figuram 5 UFs, com destaque para Tocantins (-3,8%), Bahia (-1,6%) e Rondônia (-1,2%). 

 Já no comércio varejista ampliado, 16 UFs tiveram alta, com destaque para: Paraíba (18,6%), Amapá (16,6%) e Roraima (11,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, destacam-se Pernambuco (-13,5%), Bahia (-10,4%) e Sergipe (-6,6%). 

Fonte: IBGE 

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Redação It's Money

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