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Vendas no varejo caem 2,6% em dezembro e fecham o ano com alta de 1,0%, diz IBGE

Vendas no varejo caem 2,6% em dezembro e fecham o ano com alta de 1,0%, diz IBGE
  • Publicado em 9 de fevereiro de 2023

O volume de vendas do comércio varejista caiu 2,6% em dezembro de 2022 frente a novembro, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de -1,1%, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Período Varejo Varejo Ampliado
Volume de vendas Receita nominal Volume de vendas Receita nominal
Dezembro / Novembro* -2,6 -0,3 0,4 0,4
Média móvel trimestral* -1,1 -0,2 0,1 0,2
Dezembro 2022 / Dezembro 2021 0,4 10,2 -0,6 8,7
Acumulado 2022 1,0 14,1 -0,6 12,6
Acumulado 12 meses 1,0 14,1 -0,6 12,6
*Série COM ajuste sazonal 

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista variou 0,4% frente a dezembro de 2021, acumulando alta de 1,0% em 2022.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 0,4% frente ao mês anterior, recuou 0,6% frente a dezembro de 2021 e acumulou -0,6% em 2022. A média móvel foi de 0,1%.

A queda de 2,6% em dezembro frente ao mês anterior foi a segunda consecutiva e a de maior amplitude no ano. Esse resultado foi impactado pelos setores de Hiper e supermercados, produtos alimentícios e bebidas e Outros artigos de uso pessoal e doméstico. No ano, o crescimento de 1,0% do comércio varejista foi o menor da série positiva iniciada em 2017, incluindo todo o período da pandemia de Covid-19 a partir de 2020.

Sete das oito atividades ficaram no campo negativo, na série com ajuste sazonal

A queda no volume de vendas do comércio varejista, de novembro para dezembro de 2022, teve taxas negativas em sete das oito atividades pesquisadas: Tecidos, vestuário e calçados (-6,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,9%), Combustíveis e lubrificantes (-1,6%), Móveis e eletrodomésticos (-1,6%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%).

Apenas um dos oito grupamentos pesquisados não registrou taxa negativa: Livros, jornais, revistas e papelaria (0,1%). Já o varejo ampliado cresceu 0,4%, com altas em Veículos e motos, partes e peças (2,4%) e em Material de construção (1,3%).

VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:  Dezembro 2022
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
OUT NOV DEZ OUT NOV DEZ NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 0,1 -0,9 -2,6 2,7 1,4 0,4 1,0 1,0
1 – Combustíveis e lubrificantes 0,4 -5,4 -1,6 34,3 27,0 23,8 16,6 16,6
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 0,1 -0,1 -0,8 2,7 2,8 2,5 1,4 1,4
       2.1 – Super e hipermercados -0,1 -0,1 -0,7 2,7 3,3 3,2 1,5 1,5
3 – Tecidos, vest. e calçados -4,3 -2,1 -6,1 -15,0 -16,4 -11,9 -0,5 -0,5
4 – Móveis e eletrodomésticos 2,5 1,9 -1,6 -0,8 2,6 0,3 -6,7 -6,7
       4.1 – Móveis -15,9 -9,2 -9,9 -11,1 -11,1
       4.2 – Eletrodomésticos 6,7 7,8 5,4 -5,1 -5,1
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria -0,4 1,5 -0,4 5,3 6,4 0,8 6,3 6,3
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria -4,3 -3,5 0,1 13,7 0,1 0,3 14,8 14,8
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação 2,1 -3,4 -0,6 8,5 -0,2 0,1 1,7 1,7
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico 1,8 -0,9 -2,9 -8,4 -10,6 -8,4 -8,4 -8,4
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 0,3 -0,5 0,4 0,3 -1,4 -0,6 -0,6 -0,6
9 – Veículos e motos, partes e peças -2,2 0,8 2,4 -0,8 -5,5 -1,8 -1,7 -1,7
10- Material de construção -6,0 5,2 1,3 -12,8 -11,1 -7,1 -8,7 -8,7
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas.  (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.  (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10.

Seis atividades do varejo avançaram na comparação com dezembro de 2021

Frente a dezembro de 2021, o varejo apresentou seis setores com resultados positivos: Combustíveis e lubrificantes (23,8%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,8%), Móveis e eletrodomésticos (0,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (0,3%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,1%). Ficaram no campo negativo Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (-11,9%).

No varejo ampliado, que variou -0,6% nessa comparação, as duas atividades complementares recuaram: Veículos e motos, partes e peças (-1,8%) e Material de construção (-7,1%).

RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Dezembro 2022
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
OUT NOV DEZ OUT NOV DEZ NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 0,1 -0,4 -0,3 12,2 10,4 10,2 14,1 14,1
1 – Combustíveis e lubrificantes -1,3 -3,2 -2,4 7,1 -2,2 -4,3 23,2 23,2
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 0,9 0,4 -0,4 16,5 17,0 16,7 15,5 15,5
       2.1 – Super e hipermercados 0,8 0,5 -0,6 16,3 17,5 17,5 15,4 15,4
3 – Tecidos, vest. e calçados -1,1 0,5 3,8 0,9 -0,6 4,5 15,4 15,4
4 – Móveis e eletrodomésticos 2,2 1,5 -1,6 8,0 9,7 5,9 3,9 3,9
       4.1 – Móveis -2,1 3,9 2,0 2,4 2,4
       4.2 – Eletrodomésticos 13,0 12,2 8,3 4,6 4,6
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 0,3 2,1 0,1 20,6 20,9 15,2 19,2 19,2
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria -11,8 -3,0 -0,4 21,3 5,9 8,0 21,8 21,8
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação 2,0 -5,9 -1,3 10,5 -2,6 -3,7 3,5 3,5
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico 2,4 -1,6 -0,6 1,3 -1,5 1,5 2,6 2,6
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 0,5 -0,3 0,4 10,1 7,6 8,7 12,6 12,6
9 – Veículos e motos, partes e peças -2,0 0,7 2,5 10,7 3,6 6,1 12,3 12,3
10- Material de construção -5,0 4,1 2,8 -4,7 -3,6 0,6 2,4 2,4
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.   (1) Séries com ajuste sazonal. 

A atividade de Combustíveis e lubrificantes cresceu 23,8% nas vendas frente a dezembro de 2021, contra aumento de 27,0% em novembro de 2022, frente ao mesmo período do ano anterior. A contribuição do setor para a composição da taxa do indicador interanual foi a maior dentre todas as oito atividades: 1,8 p.p. de um total de 0,4%. O setor encerra o ano de 2022 acumulando crescimento, em volume, de 16,6%, acima do crescimento acumulado em 2021, que foi de 0,3%. Vale lembrar que o setor teve trajetória de crescimento pronunciada a partir de agosto de 2022, quando da mudança de políticas de preços dos combustíveis.

O grupo de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou 2,5% em dezembro de 2022 acima do mesmo mês de 2021, contabilizando cinco meses consecutivos de crescimento, na comparação interanual. Com isso, a atividade registrou a segunda maior contribuição absoluta da taxa, no campo positivo, somando 1,2 p.p. no total de 0,4% do varejo. No ano de 2022, o acúmulo foi positivo em 1,4%, resultado superior a 2021 (-2,6%).

O setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou queda de 0,8% nas vendas frente a dezembro de 2021 (7,8%), contra aumento de 6,4% em novembro de 2022, frentre a novembro de 2021. O acumulado nos últimos doze meses foi de 7,0% até novembro para 6,3% em dezembro, reduzindo a intensidade de crescimento. Já o acumulado no ano foi de 6,3% até novembro para 9,8% em dezembro, a atividade mostra ganho de ritmo.

O grupamento de Móveis e eletrodomésticos registrou variação de 0,3% nas vendas frente a dezembro de 2021, segundo mês no campo positivo após sete meses de quedas. No ano de 2022, o acúmulo foi negativo em 6,7% ante 2021, que já havia recuado 7,0% frente a 2020.

Em dezembro de 2022, a atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria variou 0,3% frente a dezembro de 2021. Na comparação interanual, em 11 meses de 2022 os resuluados superaram os de 2021. A exceção foi abril de 2022, que ficou 0,9% abaixo de abril de 2021. O acumulado no ano foi de 14,8%, o primeiro no campo positivo desde 2013.

O grupo de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação registrou variação de 0,1% em dezembro de 2022 em comparação com o mesmo mês do ano anterior, sendo o segundo mês consecutivo com o indicador interanual próximo à estabilidade: -0,2% em novembro de 2022 contra novembro de 2021. O ano de 2022 fechou, para o setor, com crescimento de 1,7% em relação a 2021, primeiro a fechar no campo positivo após dois anos acumulando perdas: -2.0% em 2021 e -16,2% em 2020.

O setor de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc, apresentou queda de 8,4% nas vendas frente a dezembro de 2021, oitavo resultado negativo consecutivo, fazendo com que a atividade exerça a principal contribuição, no campo negativo, dentre as oito agregações que a pesquisa divulga, somando -1,4 p.p. do total de 0,4% do indicador interanual. Com isso, o setor fecha o ano de 2022 acumulando perdas de 8,4% com relação a 2021, sendo a primeira vez desde 2016 a fechar o ano com resultados negativos.

Em dezembro de 2022, o grupamento de Tecidos, vestuário e calçados recuou 11,9% frente a dezembro de 2021, sexta queda consecutiva: -16,2% em julho, -5,5% em agosto, -9,5% em setembro, -15,0% em outubro e -16,4% em novembro. O setor tambémexercendo a segunda maior influência no campo negativo (-1,3 p.p.) sobre o o indicador interanual (0,4%). O acumulado no ano foi – 0,5%, primeiro resultado negativo desde 2020 (-22,5%) .

No âmbito do comércio varejista ampliado, o setor de Material de construção caiu 7,1% nas vendas frente a dezembro de 2021. Nessa comparação interanual, o setor registrou variações negativas em onze dos doze meses de 2022 (o único mês a apresentar crescimento foi março de 2022, com 1,2% acima de março de 2021). A influência, em dezembro de 2022, em relação ao resultado interanual do varejo ampliado (-0,6%), foi de -0,6 p.p. No ano, a perda acumulada foi de 8,7%, primeiro ano a fechar negativo desde 2016 (-10,7%).

Já a atividade de revenda de Veículos e motos, partes e peças caiu 1,8% nas vendas frente a dezembro de 2021, sétima consecutiva e a oitava em nove meses, fazendo com que o ano de 2022 fechasse com perdas acumuladas de 1,7%, no volume, em relação ao ano de 2021. O resultado anual é o primeiro no campo negativo após crescimento no ano de 2021: 14,9% acima de 2020. Ainda sobre o resultado interanual, o setor contribuiu com -0,4 p.p. para o total de -0,6% do comércio varejista ampliado.

No acumulado do ano, varejo avança 1,0%, menor resultado desde 2016

comércio varejista acumulou alta de 1,0% em 2022, menor resultado desde 2016 (-6,2%). Já o varejo ampliado, acumulou queda de 0,6%, a primeira desde 2020 (-1,4%).

Duas das dez atividades do comércio varejista ampliado, acumularam crescimento de dois dígitos: Combustíveis e lubrificantes (16,6%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (14,8%). Outros três setores também acumularam ganhos em 2022: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,3%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,7%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).

As demais atividades registraram perdas no ano de 2022: Material de construção (-8,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,4%), Móveis e eletrodomésticos (-6,7%), Veículos e motos, partes e peças (-1,7%) e Tecidos, vestuário e calçados (-0,5%).

Vendas caem em 19 Unidades da Federação em relação a novembro

Na passagem de novembro para dezembro, o volume de vendas no comércio varejista recuou 2,6%, com resultados negativos em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Distrito Federal (-8,0%), Paraíba (-5,8%) e Amapá (-4,8%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram oito das 27 Unidades da Federação, com destaque para Rondônia (3,3%), Mato Grosso (2,8%) e Tocantins (1,6%).

No comércio varejista ampliado, a variação entre novembro e dezembro foi de 0,4%, com resultados positivos em 15 das 27 UFs, com destaque para: Rondônia (3,7%), Espírito Santo (3,3%) e Alagoas (3,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 11 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Distrito Federal (-5,1%), Roraima (-4,2%) e Amapá (-3,6%). Mato Grosso do Sul, na margem, apresentou estabilidade (0,0%).

Na comparação anual, as vendas sobem em 17 das 27 Unidades da Federação

Frente a dezembro de 2021, a variação das vendas no comércio varejista foi de 0,4%, com resultados positivos em 17 das 27 UFs, com destaque para: Paraíba (22,6%), Mato Grosso (11,6%) e Amapá (8,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 10 das 27 UFs, com destaque para Rio de Janeiro (-6,2%), Piauí (-2,3%) e Distrito Federal (-1,9%).

Já no comércio varejista ampliado, a variação de dezembro de 2022 na comparação com o mesmo período do ano anterior mostrou um recuo de 0,6%, com resultados no campo negativo em 15 das 27 UFs, com destaque para: Pernambuco (-15,4%), Bahia (-7,1%) e Rio de Janeiro (-6,3%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 12 das 27 UFs, com destaque para Paraíba (21,7%), Mato Grosso (11,1%) e Acre (9,2%).

Fonte: IBGE

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Redação It's Money

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