Análises Morning Call

Volta do feriado com desaceleração

Volta do feriado com desaceleração
  • Publicado em 12 de junho de 2023

No exterior os mercados têm mostrado sinal de cautela em semana com FED decisivo. Boa parte do mercado tem colocado no preço a manutenção do patamar de juros, sendo que é a ata do FOMC o evento mais aguardado pelos investidores.

Boa parte do mercado já precifica também um corte na taxa de juros nos EUA ainda esse ano, sendo que pistas para quando exatamente podem ser dadas já nessa reunião, dentro de dois dias.

Dados de maior volume no pedido de seguro-desemprego gerou um pequeno rali na semana passada. Para essa semana, investidores ainda aguardam dado de inflação nos EUA, antes da decisão do FED, com expectativa de desaceleração.

Ainda sobre taxas de juros, na quinta, o Banco Central Europeu (BCE) deverá elevar as taxas de juros por lá em 25 bps.

Nas commodities, petróleo tem sentido efeito de investidores receosos com atividade e cai mais de 2%. Minério de ferro tem queda ainda maior, de 5% com investidores repercutindo noticiário que aponta para desaceleração forte na economia Chinesa.

abertura-do-mercado-12-junho-its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-12-junho_its-money

No último pregão, o índice Ibovespa fechou com mais uma alta de +1.33%. Ainda mostrando força compradora e com o movimento já bastante esticado, a expectativa para nossa bolsa é de correção para os próximos dias. Caso essa correção ganhe ainda mais força, podemos estar diante de um novo movimento de baixa.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-12-junho_its-money

O S&P500 também apresentou um dia positivo, com alta de +0.12%. O índice americano chegou a trabalhar em boa alta durante o pregão, mas acabou devolvendo parte do movimento no final do dia. A expectativa também é de correção para o S&P500.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petrobras-12-junho_its-money

O petróleo encerrou o último pregão com queda de -0.76%. Ainda dentro de um movimento de baixa, a expectativa para o ativo segue sendo de queda. Portanto, podemos ver nos próximos movimentos o petróleo perdendo o suporte dos $72. Caso isso aconteça, o próximo nível de alvo para esse movimento se encontra na região dos $61.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-12-junho_its-money

O dólar no último pregão fechou em queda de -0.90%. Após encostar na região de suporte dos 4.850 comentada aqui anteriormente, o dólar agora deve encontrar defesa compradora nessa faixa de preço e voltar para cima dos 5.000.

Análise técnica PETR4

analise-tecnica-petrobras-12-junho_its-money

Petrobras segue ganhando força na ponta compradora e apontando para buscar novos níveis de resistência. Após romper a região de máxima histórica o papel deve encontrar pressão vendedora e ter uma correção um pouco mais forte.

  • Resistências: 30.39
  • Suportes: 27.12 – 26.90 – 26.50

Análise técnica VALE3

analise-tecnica-vale-12-junho_its-money

Apesar do movimento de alta no intraday apresentado na última semana, VALE3 ainda segue com o viés mais negativo. O ativo ainda está em tendencia de baixa no diário com alvo na região dos R$60.

  • Resistências: 69.10 – 70.05 – 71.10
  • Suportes: 66.30 – 65.90 – 64.40

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;

Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);

Credenciado pela Apimec desde 2010;

Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T

Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.

Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.