Análises Minuto Oby

Americanas (AMER3) despenca 77%, puxando Ibovespa para baixo

Americanas (AMER3) despenca 77%, puxando Ibovespa para baixo
  • Publicado em 12 de janeiro de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,59% aos 111.900 pontos), em dia marcado pela queda de 77% dos papéis da Americanas, após a empresa ter anunciado inconsistências contábeis que devem passar dos R$ 20 bilhões.

Mesmo com o exterior em otimismo após a divulgação do CPI, por aqui dominou o sinal negativo da varejista e os possíveis efeitos da descoberta afetaram os grandes bancos, que também tiveram dia de perda pelo receio dos investidores de que eles possam ter exposição indireta à companhia.

Dólar

O dólar fechou em queda (-1,55% a R$ 5,10), menor patamar de fechamento desde 4 de novembro. O real teve uma das melhores performances contra a divisa americana, tendo como driver a leitura de que o FED poderá diminuir o ritmo de ajuste monetário, o que aumenta a atratividade do juros brasileiro e, consequentemente, leva à maior entrada de dólares no país.

Curva de juros

A curva de juros teve dia de queda nas taxas, com ventos favoráveis vindo do exterior atuando como principal direcionador de preços por boa parte do pregão.

No final da tarde, Fernando Haddad anunciou o plano fiscal para o novo governo, com previsão de superávit, que aconteceria através de maior arrecadação para balancear o aumento dos gastos.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.