Agenda vazia
analises
Agenda vazia
17 mai 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Bolsas abrem de lado nessa quarta-feira em um movimento que tem se repetido desde o início dessa semana, à medida que investidores ainda aguardam desfecho na situação do teto da dívida americana.
Apesar de ser algo que grande parte dos investidores encaram com naturalidade e acreditam numa solução de curto prazo, o impasse tem pesado no mercado como uma pedra no caminho, a solução desse problema poderá desencadear apetite a risco por parte dos investidores.
Treasuries americanas tem sido negociada nos mesmos patamares da turbulência dos bancos. Em meio a agenda fraca por parte de indicadores, restam aos investidores aguardarem esse desfecho.
Nas commodities, minério de ferro e petróleo operam em alta, com dados de residência na China animando os investidores.
No mercado local, operadores ficam de olho na fala de membros do Banco Central, incluindo o Presidente Roberto Campos Neto, em evento anual da instituição. IGP-10 de maio deve ser divulgado apontando deflação de -1,25%.
Por aqui também teremos vencimento de opções do Ibovespa, que pode trazer algum nível de volatilidade no pregão.
Análise técnica Ibovespa
O Ibovespa fecha em queda de -0.77%. Após trabalhar em alta durante quase todo o pregão, o índice Ibovespa tocou na região comentada de resistência e apresentou uma forte pressão vendedora, terminando o dia no negativo. Com o sinal e topo gerado no dia de ontem, a expectativa aumenta para uma correção mais forte para o IBOV nos próximos dias.
Análise técnica S&P500
No mercado americano, o S&P500 fechou com queda de -0.64%. Apesar do movimento de baixa, o índice americano ainda trabalha dentro da zona de lateralização comentada anteriormente, e para ter um viés mais negativo, precisa perder a região de fundo anterior.
Análise técnica petróleo
O petróleo fechou o dia de ontem em baixa de -1.13%. O movimento esperado para o ativo ainda segue sendo de queda. Apenas se o petróleo voltar a trabalhar acima da região dos $80 o ativo ganha um viés mais positivo no curto prazo. Nesse momento, a expectativa é que o ativo trabalhe abaixo dos $72.
Análise técnica dólar
Em um dia de forte alta, o dólar encerrou o pregão com alta de +1.06%. Nesse momento, o ativo sinaliza novamente um fundo perto da zona de suporte dos 5.000. Esse movimento aumenta a chance de o dólar ganhar força na ponta compradora novamente e voltar a trabalhar próximo da região dos 5.100.
Análise técnica PETR4
No dia de ontem, PETR4 ganhou bastante força no começo do pregão, conseguindo romper a máxima dos últimos topos. Entretanto, no decorrer do dia, o ativo devolveu boa parte da alta apresentada. Assim, a expectativa fica para uma correção mais profunda.
- Resistências: 26.70 – 27.11 – 28.50
- Suportes: 25.60 – 24.80 – 22.65
Análise técnica VALE3
Na VALE3, tivemos novamente uma forte pressão vendedora atuando no papel. Perdendo níveis importantes, o viés de baixa é retomado e podemos ver o ativo perder a região de fundo anterior.
- Resistências: 70.70 – 71.6 – 72.50
- Suportes: 66.30 – 65.8 – 64.2
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T
Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais