Como os fan tokens da Copa do Mundo funcionam? Entenda!

analises

Como os fan tokens da Copa do Mundo funcionam? Entenda!

6 dez 2022

Lucas MoraesLucas Moraes
Além de ser a primeira realizada no Oriente Médio, a Copa do Mundo do Catar também foi a primeira a ocorrer em uma realidade na qual é possível comprar “fan tokens”, uma espécie de criptoativo que dá direito a experiências exclusivas relacionadas a clubes, seleções e jogadores.Os detentores desses ativos têm o poder de voto em decisões de marketing, descontos nos ingressos de jogos, entre outras formas que incentivam a interação e apoio da torcida!Esses criptoativos são vendidos inicialmente por meio de uma Oferta Inicial de Token (FTO), similar a um IPO, e adquiridos por meio de plataformas emissoras.Brasil, Espanha, Argentina e Portugal são alguns dos times participantes que possuem fan tokens.Durante as semanas que antecederam o evento, o preço destes tokens tiveram forte alta.Além dos times, empresas também estão apostando forte nessa estratégia de ativos digitais. A FIFA lançou este ano a plataforma FIFA+ Collect, com NFTs que contém momentos marcantes e históricos da Copa do Mundo.Também na mesma linha, a patrocinadora oficial da FIFA, a Budweiser, lançou a coleção “Budverse NFT For FIFA World Cup”, que permite aos titulares escolherem uma seleção para acompanhar os resultados de placar de full time e sorteará uma viagem às finais da Copa.A operadora Claro, como apoiadora regional, lançou em novembro uma coleção de NFTs da Copa para seus clientes. Estas marcas certamente saíram na frente ao promover criptoativos especiais e exclusivos para esse período tão marcante para os fãs de futebol.Conforme a maior adoção de criptoativos ao redor do mundo, nas próximas edições poderemos ver mais empresas patrocinadoras relacionadas a esse universo, buscando atrair clientes e atenção à sua marca.E você, já investe em ativos digitais?
Lucas Moraes

Lucas Moraes

Analista de valores mobiliários (CNPI-T EM-2877) credenciado pela Apimec. Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atua no mercado financeiro desde 2018.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra