Ibovespa avança em dia de leitura positiva da inflação
analises
Ibovespa avança em dia de leitura positiva da inflação
7 jun 2023•Última atualização: 21 junho 2024
O Ibovespa fechou em alta (+0,77% aos 115.500 pontos), sob a boa performance dos ativos ligados à economia doméstica, dada leitura melhor do que o esperado da inflação de maio.
Apesar da queda de algumas das produtoras de commodities, o índice ainda teve boa parte de seus pesos pesados, como Petrobras e Vale, fechando no positivo. Destaque para Banco Pan, Eneva e Yduqs, que lideraram as altas da referência.
Dólar
O dólar fechou em alta (+0,24% a R$ 4,92), interrompendo série de quatro ganhos consecutivos do real.
O noticiário foi morno ao redor do mundo e houve espaço para correções de alguns excessos, como no caso da moeda brasileira.
Pares do real tiveram ganho contra o dólar, quebrando momentaneamente a correlação entre esses moedas, como os pesos mexicano, chileno e colombiano.
Curva de juros
A curva de juros fechou em alta ao longo de praticamente todos os vencimentos, contrariando a boa leitura do número cheio do IPCA (+0,23% vs. +0,33% esperado pelo mercado), além de boa abertura qualitativa, com inflação de serviços controlada e queda nos núcleos e na difusão.
A influência externa se impôs na precificação, dada a abertura das treasuries no mercado americano.
A curva brasileira mostra uma precificação de cortes de juros já bastante relevante, havendo pouco espaço, ao menos até o momento, para ainda mais otimismo por parte dos operadores.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais