Ibovespa cai 1,28%, refletindo preocupação com Faixa de Gaza

analises

Ibovespa cai 1,28%, refletindo preocupação com Faixa de Gaza

27 out 2023Última atualização: 20 junho 2024

Oby CapitalOby Capital
ibovespa-cai-128-refletindo-conflito-na-faixa-de-gaza_its-money

O Ibovespa encerrou o dia em queda de 1,29%, fechando a 113.300 pontos (-1,29% @ 113,3k), refletindo as preocupações globais quanto à possível escalada do conflito na Faixa de Gaza.

Ampliando os temores, declarações de autoridades iranianas sugeriram uma possível intervenção se as hostilidades persistirem, levando o petróleo a fechar com alta de 3%.

Já nos EUA, os dados do PCE vieram ligeiramente acima das expectativas, gerando preocupações para os investidores, embora não tenham modificado a expectativa de manutenção dos juros pelo FOMC na próxima reunião.

Dólar

No câmbio, o Real desvalorizou-se 0,46% em relação ao Dólar, fechando a R$5,01 (+0,46% @ R$5,01). Mesmo com um dia de enfraquecimento do Dólar diante das moedas de países emergentes e exportadores, o Real reverteu a tendência de valorização.

Isso depois declarações do Presidente Lula, indicando um possível não cumprimento da meta de déficit zero para 2024.

Apesar de os economistas já não basearem suas expectativas nessa meta, a fala foi interpretada pelo mercado como um sinal de perda de força do ministro Haddad e uma má sinalização para o Congresso. Os juros, em resposta, aumentaram cerca de 20 pontos nos prazos intermediários e longos.

Próxima semana

Para a próxima semana, destaque para a "super quarta", com decisões do COPOM e do FOMC. No cenário doméstico, o consenso é de um corte de 0,5% na Selic.

Quanto à decisão do Federal Reserve, a expectativa, conforme já mencionado, é de manutenção.

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra