Ibovespa encerra com leve alta de 0,18%; dólar cai 0,72%

analises

Ibovespa encerra com leve alta de 0,18%; dólar cai 0,72%

13 set 2023Última atualização: 20 junho 2024

Oby CapitalOby Capital
ibovespa-encerra-com-uma-leve-alta-de-018_its-money

Após atingir a máxima de 119 mil pontos no fluxo comprador, que ocorreu logo depois da divulgação do CPI dos EUA em linha com as expectativas, o Ibovespa encerrou com uma leve alta de 0,18% (+0,18 aos 118.200 pontos).

O real se valorizou frente ao dólar (-0,72% a R$4,92), seguindo a tendência de outras moedas de países emergentes, em um dia caracterizado pela desmontagem de operações defensivas no dólar futuro.

Esse movimento reflete os dados positivos de inflação tanto localmente quanto nos EUA, assim como a performance das negativa dos juros das Treasuries na sessão de hoje.

De fato, a inflação americana apresentou aceleração no headline e desaceleração nos núcleos. Embora este resultado reforce a perspectiva de manutenção das taxas de juros pelo Fed na próxima reunião, ele também diminui as expectativas mais otimistas de uma redução antecipada nas taxas.

No mercado de juros, os vértices intermediários prosseguiram no padrão observado ontem. Houve destaque para notícias de que algumas instituições estariam revisando suas projeções para a Selic ao final de 2023, antecipando um corte mais acentuado de 75bps na última reunião do ano e sugerindo a possibilidade de uma Selic terminal abaixo dos 9% atualmente precificados na curva.

Ainda esta semana, outros dados relevantes serão anunciados. Amanhã, os EUA divulgarão o PPI e os Pedidos de Auxílio-Desemprego.

Da mesma forma, amanhã o BCE apresentará sua decisão sobre política monetária, havendo especulações sobre um aumento de 25bps ou o término do ciclo de aperto.

Oby Capital

Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra