Reajustando expectativas

analises

Reajustando expectativas

17 fev 2023

DVinvestDVinvest
Its_Money_Morning_Call

Macro

Mercado futuro em baixa nas principais praças acionárias nos Estados Unidos e Europa nessa sexta-feira, com aversão a risco sendo predominante.A leitura dos operadores é de que o FED eleve o tom nos aumentos de juros e o fim do ciclo de alta pode estar mais distante de encerrar.O PPI divulgado ontem veio levemente acima do previsto, mudando as expectativas do mercado.O pico de juros nos EUA passa a ser precificado em 5,2% versus 4,9% de duas semanas atrás.Nas commodities, o petróleo vai para seu 4ºpregão de baixa consecutivo com dúvidas sobre demanda e oferta mais forte puxado pelo aumento de estoques nos EUA.Na contramão, o minério de ferro tem alta e é negociado na sua máxima de duas semanas, com aumento na demanda vinda da China se mostrando contundente.No mercado local, os investidores devem entrar no feriado de carnaval com alguma cautela, porém o noticiário político econômico tem dado trégua, com diminuição da fritura de Roberto Campos no Banco Central, pelo menos por enquanto.As resoluções da reunião do CMN de ontem não mostraram nenhuma alteração na meta da inflação, dentro das expectativas do mercado, após a equipe econômica colocar panos quentes no assunto.Os investidores devem ficar de olho na expectativa de inflação apontada pelo Boletim Focus para mensurar quanto do discurso de autonomia do BC prevalece.Entretanto, o governo Lula ainda tem dado declarações, indo de contra o mercado.Por fim, o mercado deve reagir ao balanço da Vale, de enorme peso no índice, que mostrou alguma queda em relação ao ano passado em linhas importantes, como do ebitda ajustado, mas a notícia boa veio do lucro líquido, que ficou em USD 3,72 bi superando as estimativas do mercado, que eram de USD 3,02 bi.

Mercado Interno

Its_Money_mercado interno

Análise Técnica

O Ibovespa nesta quinta-feira fechou em alta de 0,31% aos 109.941 pontos.Com o segundo dia consecutivo de alta, o índice se encontra em um nível importante de preço.A superação dos 110.436 aumenta o viés positivo no curto prazo.

Mercado Externo

Its_Money_mercado externo

Análise Técnica

O S&P500 nessa quinta-feira fechou em queda de 1,38% aos 4.090 pontos.O índice começou o dia em alta, porém acabou revertendo esse cenário.Além disso, o S&P perdeu a região de média móvel, o que aumenta o viés negativo no curto prazo.Ou seja, a perda dos 4.089 pontos pode indicar uma correção (repique de baixa) mais acentuada nos próximos dias.

Commodities

Its_Money_commodities

Análise Técnica

O petróleo nesta quinta-feira terminou o pregão em baixa de 0,65% aos USD 84,61/barril.Apesar da queda, o ativo segue sendo negociado acima das médias móveis, com expectativa mais positiva no curto prazo.E estaria realizando um movimento de correção (repique de baixa). Asuperação dos USD 86,17/barril aumenta a probabilidade de retomada da tendência de alta. Já a perda dos USD 83,94/barril aumentaria o viés negativo.

Dólar

dolar_Its_Money

Análise Técnica

O dólar terminou essa quinta-feira em leve baixa de 0,02% em 5,21 dólar/real.Apesar da queda, a expectativa para o ativo nos próximos dias segue mais positiva, em que a superação dos 5,23 dólar/real indica uma maior probabilidade de retomada da tendência de alta. 

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra