Roda viva

analises

Roda viva

14 fev 2023

DVinvestDVinvest
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Its_Money_Morning_Call

Macro

Mercados abrem essa terça-feira sem direção definida, com dados de inflação da economia americana, o CPI, na iminência de divulgação.Após um surpreendente payroll semanas atrás, o mercado tem tido cautela antes de tomar alguma posição.Na leitura de inflação, espera-se uma alta de 0,5% que seria a maior alta em três meses, porém, no anual, o número desaceleraria a 6,2% que mostraria uma trajetória razoável de controle a inflação.Como é de se esperar, grande parte dos analistas argumentam de que inflação mais elevada não estaria nos preços das ações, trazendo bastante volatilidade ao mercado.Hoje, a vice-presidente do Fed, Lael Brainard, deve ser a escolhida para o cargo de conselheira de assuntos econômicos na Casa Branca, abrindo uma vaga no Fed em um momento decisivo, próximo ao fim do ciclo de aperto monetário.Nas commodities, a notícia de que o governo americano pretende vender mais de sua reserva faz com que o preço do petróleo caia, enquanto o minério de ferro tem sessão de alta Singapura.No mercado local, os investidores acompanharam ontem a entrevista de Roberto Campos Neto ao programa Roda Viva, onde o presidente do BC adotou um tom conciliador em meio a ataques por parte do governo a autonomia do BC e a “fritura” do seu presidente.Roberto Campos negou que defenda aumento nas metas de inflação.Hoje, o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Haddad, participam do evento de lançamento da Minha Casa Minha Vida, é esperado algum comentário por parte deles.Por fim, o Banco do Brasil divulgou resultado, provisionando BRL 788 milhões referente ao caso das Americanas.No geral, os resultados foram bons com o ROE superando as estimativas dos analistas. O lucro líquido ficou em BRL 9,09 bi.

Mercado Interno

Its_Money_mercado interno

Análise Técnica

O Ibovespa nesta segunda-feira fechou em alta de 0,70% aos 108.836 pontos.Apesar da alta, o índice não superou nenhum nível importante e segue trabalhando abaixo das médias móveis.Dessa forma, o índice segue em tendência de baixa, com um viés mais negativo para os próximos dias.Para uma retomada de viés positivo, é necessário que o índice supere os 111.000 pontos.

Mercado Externo

Its_Money_mercado externo

Análise Técnica

O S&P500 nessa segunda-feira fechou em alta de 1,15% aos 4.137 pontos.Essa alta aumenta a expectativa positiva no curto prazo, já que o índice se encontra em tendência de alta e pode estar retomando esse movimento.A superação dos 4.140 pontos indica que o S&P pode testar regiões mais acima como os 4.180 pontos.

Commodities

Its_Money_commodities

Análise Técnica

O petróleo nesta segunda-feira terminou o pregão em baixa de 0,78% aos USD 85,76/barril.O ativo superou a região de médias móveis aumentando o viés positivo.Porém, após um longo movimento de alta, o petróleo pode apresentar uma movimentação mais lateral (em forma de correção) antes da retomada de tendência.

Dólar

dolar_Its_Money

Análise Técnica

O dólar terminou essa segunda-feira em queda de 1,06% em 5,15 dólar/real.Apesar da queda, o ativo não anulou a tendência de alta que se encontra no curto prazo, e estaria fazendo um movimento de correção.A perda dos 5,15 dólar/real aumenta o viés negativo para os próximos dias.

Análise Técnica

O dólar terminou essa sexta-feira em queda de 1,44% em 5,21 dólar/real, devolvendo praticamente toda a alta apresentada na quinta.Porém, o ativo segue com uma expectativa mais positiva no curto prazo, sendo negociado acima das médias móveis.A perda dos 5,17 dólar/real reverteria essa expectativa, aumentando o viés negativo.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

  • + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
  • Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
  • Credenciado pela Apimec desde 2010;Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

  • Analista CNPI-T;
  • Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
  • Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra