Semana de decisões
analises
Semana de decisões
30 jan 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Macro
Mercado futuro das bolsas nos EUA começam a semana em queda com pessimismo em função da temporada de balanços corporativos nos EUA que vêm apresentando algumas surpresas negativas, particularmente em empresas do setor de tecnologia.
Futuros de Nasdaq caem mais de 1% na abertura dessa segunda-feira, abrindo uma semana decisiva com decisões nas taxas de juros pelo FED e pelo BCE na Europa.
No Velho Continente, abertura dos mercados também ocorre em baixa, principalmente após surpresas inflacionárias na Espanha, que tem levado operadores no mercado calibrarem as apostas do próximos aumentos nas taxas de juros por lá, que diferente dos Estados Unidos, ainda tem espaços para maiores ajustes.
Como efeito, rendimento dos títulos do tesouro de grande parte dos países na Europa sobem.
Rendimento das treasuries nos EUA também apresentam alta nessa segunda-feira. Após um início de ano favorável para os títulos, diversos hedge funds têm apostado na baixa desses títulos, no que já é a maior posição nessa aposta já registrada nos futuros de títulos.
No mercado de commodities, petróleo abre a sessão com queda com os operadores observando a reabertura dos mercados chineses após feriado.
Já o minério de ferro sobe após dados apontarem queda nos estoques chineses e maiores perspectivas de demanda.
Por aqui, mercado deve ficar de olho no último Focus divulgado antes do Copom, que deve manter a Selic no patamar de 13,75%, mas o comunicado será importante para avaliar próximos passos.
Mercado Interno
Análise Técnica
O Ibovespa nesta sexta-feira fechou em queda de 1,63% aos 112.316 pontos.
Apesar da baixa, o índice não chegou a perder nenhum nível importante e segue sendo negociado acima das médias móveis.
Dessa forma, a expectativa segue positiva para os próximos dias, porém, a perda dos 112.044 pode complicar esse cenário.
Mercado Externo
Análise Técnica
O S&P500 nessa sexta-feira fechou em alta de 0,25% aos 4.070 pontos.
O índice terminou a semana com uma alta de 2,47% e segue com uma expectativa positiva para os próximos dias.
Isto é, maior probabilidade de dar sequência a movimentação de alta, buscando patamares mais acima como os 4.080 pontos sendo o próximo desafio do índice.
Commodities
Análise Técnica
O petróleo nesta sexta-feira terminou o pregão em baixa de 1,52% aos USD 86,01/barril. Apesar da baixa, o ativo segue sendo negociado entre os 86 e 88/barril.
O que mantém uma expectativa positiva no curto prazo seria ainda estar trabalhando acima das médias móveis.
A superação dos USD 87,95/barril reforça uma retomada de tendência de alta no curto prazo.
Dólar
Análise Técnica
O dólar terminou essa sexta-feira em alta de 0,75% em 5,10 dólar/real, quebrando a sequência após três dias consecutivos de baixa.
A expectativa para os próximos dias segue de baixa, em que a perda dos 5,06 dólar/real reforça esse viés.
Porém o dólar pode apresentar uma correção nos próximos dias, buscando os 5,14 dólar/real. Pensando e patamares importantes mais abaixo, o próximo seria os 5,02 dólar/real.
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
- + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
- Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
- Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T
- Analista CNPI-T;
- Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
- Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais