Imposto de Renda Notícias

Como declarar BDRs no Imposto de Renda

Como declarar BDRs no Imposto de Renda
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2024

Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são uma opção atrativa para quem deseja investir em empresas estrangeiras de forma simplificada. No entanto, ao chegar a época de declarar o Imposto de Renda, muitos investidores podem se sentir perdidos sobre como incluir esses ativos em sua declaração.  

Neste artigo, você vai acompanhar um passo a passo completo para declarar BDRs no Imposto de Renda, facilitando assim a sua vida na hora de prestar contas com a Receita.  

Boa leitura! 

Quem deve declarar BRDs no IR? 

Primeiramente, veja se você se encaixa no grupo de investidores que são obrigados declarar BDRs no Imposto de Renda: 

  • Quem vendeu algum BDR no ano de 2023;
  • Quem negociou de ativos em bolsa sejam iguais ou somem mais que R$ 40 mil no ano;
  • Quem teve ganho líquido (lucro) sujeito à tributação;
  • Recebeu dividendos de BDR acima de 28 mil no ano.

Conferiu se precisa realmente declarar? Então, siga o passo a passo a seguir:  

Declarando BDRs no Imposto de Renda 2024 

Antes de começar, faça os cálculos de custo médio, venda e lucro ou prejuízo e tenha as memórias de cálculo em mãos. Além disso, certifique-se de baixar e acessar a versão mais recente do programa de declaração do Imposto de Renda 2024, disponível tanto na versão web quanto mobile.

Agora, para lançar o saldo das aplicações em BDR no final do ano-base, faça o seguinte: 

  1. Em primeiro lugar, acesse a ficha “Bens e Direitos”, o grupo “04 – Aplicações e Investimentos” e o código “04 – Ativos negociados em Bolsa no Brasil”; 
  2. Depois, na campo “Discriminação” preencha com a quantidade de BDRs, nome da empresa, ticker, código da negociação. Além disso, inclua qual o valor da aquisição (custo médio + taxas), nome da corretora com CNPJ, e valor total do ativo;
  3. Em 31/12/2023, informe o valor que você tinha de BDR nesta data, copiando a informação da declaração anterior. Caso não tenha, mantenha zerado. Em 31/12/23 preencha com o valor de compra total de BDRs por empresa que você tinha na data – como em ações;
  4. Repita o mesmo procedimento para cada BDR da carteira. 

Declarando operações de BDR no IR2024 

  1. Na ficha “Renda Variável”, em “Operações Comuns/Day Trade”, coloque os ganhos líquidos (lucro + prejuízos) de cada mês;
  2. Aqui, veja as notas de corretagem e sua memória de cálculo e preencha com os rendimentos para acessar as informações necessárias nesta fase da declaração.

Para declarar dividendos 

  1. Inclua os dividendos recebidos dos BDRs mês a mês na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior” na coluna exterior somado os rendimentos recebidos em um mesmo mês;
  2. Porém, você pode importar essas informações direto do carnê-leão. 

Qual a documentação necessária para declarar BDRs?  

A Receita federal exige a inclusão de várias informações na declaração de BDRs. Entretanto, os documentos que comprovam as operações e as memórias de cálculo devem ser guardadas por 5 anos. Por isso, para facilitar todo o processo, tenha em mãos: 

  • Notas de corretagem de cada operação do ano anterior; 
  • Darfs pagos; 
  • Cálculos mensais de lucro ou prejuízo divididos por tipo de operação; 
  • Informes de rendimentos fornecidos pelas corretoras. 

Precisa de ajuda para declarar BDRs no Imposto de Renda?   

Por fim, para fazer sua declaração de BDRs com mais confiança e tranquilidade, você pode contar com o suporte de um escritório especializado em tributação dos investimentos, como a Contabilidade da Bolsa.   

Clique aqui para solicitar ajuda! 

contabilidade-para-investidores_its-money

Como declarar renda variável no Imposto de Renda 2024 

Agora que você aprendeu como declarar BDRs do Imposto de Renda, listamos abaixo outros ativos de renda variável que precisam entrar na declaração do Imposto de Renda 2024.  

Então, clique em cada uma delas para conferir o passo a passo completo: 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.