Mundo Notícias

Copa do Mundo 2022: o que você precisa conhecer em Doha, capital de Catar

Copa do Mundo 2022: o que você precisa conhecer em Doha, capital de Catar
  • Publicado em 17 de novembro de 2022

Neste mês, os olhos do mundo estarão todos voltados para o maior espetáculo de futebol do mundo: a Copa do Mundo de 2022.

E esses olhares também estão atentos ao país Qatar, sede dos jogos.

Mas, além das partidas, o Catar tem muitas outras atrações para oferecer para os turistas.

Mas antes de você desfrutar das maravilhas que o Catar tem para oferecer, fique atento em algumas dicas para a sua maior segurança.

O que pode e o que não pode em Catar

Esta edição da Copa do Mundo é a primeira a ser realizada em um país mulçumano.

Por isso, algumas regras podem ser bem diferentes das brasileiras. Dentre elas estão:

  • por se tratar de um país conservador, as mulheres deve estar atentas às suas vestimentas. Devem ser usados trajes discretos, que cubram os joelhos, ombros, colo e barriga. Roupas que marquem o corpo ou sejam transparentes também são reprovadas e passíveis de punição.
  • Você sabia que filmar e fotografar pessoas sem prévia autorização delas é crime? O mesmo vale para policiais e edifícios militares. Isso porque esse ato pode ser interpretado como suspeito e pode levar à detenção.
  • Não consuma bebida alcoólica na rua! Não é permitido trazer bebidas na mala e para comprá-las é preciso procurar lugares licenciados, como hotéis, bares e alguns restaurantes. Além disso, se você causar transtornos na rua por estar embriagado, você pode acabar sendo detido! Por último, o consumo de álcool só permitido para maiores de 21 anos.

Agora que você já sabe alguns dos comportamentos, vamos aos 5 destinos que você conhecer em Doha, capital do Qatar.

The Pearl

The Pearl-Doha

É nesse lugar onde fica a construção da ilha artificial de 4 milhões de metros quadrados. É uma mini cidade planejada para ricos e milionários.

A ilha tem o formato de colar de pérolas. Isso porque, antigamente, a extração de pérolas era uma das principais atividades econômicas de Doha.

Além de condomínios residenciais, centro empresarial e a Marina, em Pearl você pode fazer passeios de gôndola, visitar restaurantes e praias públicas.

Museu de Arte Islâmica e Mia Park

Esse museu é desenhado pelo arquiteto leoh Ming Pei, que também tem em seu portfólio o Museu do Louvre.

Por lá, além de uma arquitetura ímpar, o turista poderá ver de perto joias, tapeçarias, porcelanas e pinturas.

Katara Cultural Village

Complexo urbano inaugurado em 2010, o Katara Cultural Village proporciona para o turista teatros, mesquitas, cafés, restaurantes, galerias de arte, shopping e praia.

Museu Nacional do Catar

Mais um museu para colocar no roteiro. A arquitetura do local foi inspirada na rosa do deserto, e nele é contada a história do Qatar.

A fauna, a flora, o clima, o petróleo, a exploração da pérola, o estilo dos povos nômades, tudo faz parte do roteiro do museu.

Souq Waqif

Souq Waqif

Se The Pearl convida o turista a conhecer o que há de mais moderno, no Souq Waqif o turista faz um mergulho pela história. Trata-se de um antigo e mais tradicional mercado de Doha.

Com um arquitetura original, é uma oportunidade também de conhecer os produtos locais.

Estádios

Além dos destinos de Doha que não pode faltar para quem viajar para Doha, o It’s Money também traz os estádios que serão palco dos jogos. Vale a pena conhecê-los também!

Estádio Al Bayt

Com capacidade de receber 60 mil pessoas, esse estádio está localizado na cidade de Al Khor, cerca de 50 minutos de carro da capital Doha. O estádio é uma réplica do Bayt al sha’ar, que são as tendas usadas historicamente pelos povos nômades do Qatar.

Estádio Al Janoub

Pronto para receber 40 mil pessoas, esse estádio está localizado no sul da cidade de Al Wakrah, a 30 minutos de Doha. Este estádio foi projetado como homenagem aos dhow, que são os barcos de pesca de pérolas.

Estádio Áhmad Bin Ali

Localizado à beira do deserto em Al Rayyan, a 14 km de Doha, sua arquitetura reflete o deserto e a beleza cultural que o rodeia.

Estádio Al Thumama

Sua arquitetura é inspirada no tradicional gahfiya, uma touca trançada que constitui uma parte importante do traje tradicional da região. A arena tem a capacidade de receber 40 mil pessoas.

Estádio Education City

O estádio fica localizado entre várias universidades e centros de pesquisa e educação de Doha. A arena conta com um sistema de refrigeração único e espaços verdes ao seu redor, sendo construído para pensar na sustentabilidade e no futuro.

Estádio Khalifa International

Também localizado em Doha, é o principal estádio do país desde 1976. Nele, foram adicionados dois novos arcos duplos – que representam a continuidade e o abraço dos torcedores – para a Copa do Mundo.

Estádio 974

O número 974 em seu nome é porque o estádio foi construído com essa quantidade de contêineres, usando assim menos material de construção do que os estádios tradicionais. A arena fica localizada em Ras Abu Aboud, distrito a 7 km do centro da capital Doha e às margens do Golfo.

Estádio Lusail

Com capacidade de 80 mil lugares, esse estádio está localizado a 15 km ao norte do centro da cidade de Doha este será o estádio que receberá a final da Copa do Mundo. Além disso, é o maior deste Mundial, com espaço para 80 mil torcedores.

 

 

 

Written By
Adm Config