Educação Financeira

Descubra a importância da educação financeira para começar a investir

Descubra a importância da educação financeira para começar a investir
  • Publicado em 31 de maio de 2023

Entrar para o mundo dos investimentos requer conhecimento e planejamento. Nesse sentido, a educação financeira tem papel essencial nessa jornada. Conhecer seu perfil, suas contas e suas metas é o que vai trazer sentido para seus investimentos. Assim, para mostrar a importância da educação financeira para começar a investir, conversamos com Bruno Moura, especialista em mercado financeiro e Head da Blue Academy, hub de educação financeira.

Conhecimento para começar a investir

Formado em administração de empresas, com pós-graduações em Gestão Financeira, Análise de Investimentos e Broker Global, Moura tem 15 anos de experiência no mercado financeiro.

Começou a atuar com educação ainda da faculdade, onde ministrava palestras e pequenos cursos explicando como funcionava a bolsa de valores e como os investidores poderiam ganhar dinheiro.

“Isso me acompanhou e evoluiu ao longo da minha carreira no mercado financeiro, onde eu criava cursos para que os meus clientes entendessem melhor como funcionava meu trabalho. Bem como qual o impacto que cada produto poderia trazer para uma carteira de investimentos”, explica.

Assim, essa experiência o levou à Blue Academy, hub de educação financeira que traz um guia completo de como deve ser o início de uma pessoa no mercado financeiro para que ela tenha uma saúde financeira melhor no futuro.

Na entrevista a seguir, Moura fala da importância da educação financeira e do conhecimento para que a jornada de investimentos seja bem-sucedida.

Bruno Moura, Head da Blue Academy, fala sobre a importância da educação financeira para começar a investir

A importância da educação financeira

Qual a importância de entender e se qualificar para quem investe ou quer começar a investir?

Infelizmente, no Brasil, a importância da educação financeira é pouco explorada. Por exemplo, os profissionais têm um nível técnico em suas carreiras e até são bem remunerados com isso, porém acabam não sabendo o que fazer com o dinheiro e como utilizá-lo para terem uma vida melhor no futuro. Então, o investidor precisa, sim, se preparar e conhecer como funciona as regras do jogo se quiser ter algum sucesso.

Na sua opinião, ainda falta conhecimento e essa cultura de qualificação entre os investidores?

Apesar de termos visto um grande crescimento de pessoas participando do mercado financeiro nos últimos anos, saindo e 500 mil para mais de 3 milhões de CPFs na bolsa, ainda temos um percentual da população muito carente de informação sobre educação financeira. Por isso, precisamos divulgar esse conhecimento em todas as fases da educação das pessoas. Deve começar dentro casa, com os pais trazendo assuntos e responsabilidades para os pequenos entenderem o valor do dinheiro. Depois, a escola deve trazer assuntos economia e matemática financeira para os alunos saberem sobre o valor do dinheiro no tempo, juros, inflação, etc…

Qual a melhor forma de se preparar para começar a investir?

O primeiro passo para iniciar no mercado financeiro é descobrir o seu perfil de investidor. É esse perfil de investidor que está diretamente ligado ao grau de conhecimento que o investidor tem sobre o mercado financeiro. Assim, sabemos que, quanto maior o conhecimento, maior a aceitabilidade desse investidor para colocar produtos mais complexos em sua carteira.

Finanças pessoais e os investimentos

O conhecimento sobre as finanças pessoais é a base para quem quer entrar no mercado financeiro?

Sem dúvidas. A educação financeira pessoal te dá a possibilidade de planejar melhor o seu futuro. Nesse sentido, sabemos que ter um planejamento de longo prazo ou um objetivo claro para onde queremos ir faz toda a diferença na disciplina e produtividade que temos em nossas vidas.

Quais são os conceitos e informações que as pessoas precisam ter para começar a investir?

Gosto de começar falando sobre a importância da educação financeira e sobre macroeconomia. A educação financeira te traz um raio-x de como está o controle do orçamento familiar, se o nível de endividamento está saudável, se a capacidade de poupança mensal é a ideal para atingir seus objetivos de longo prazo e se tem algum ajuste de rota que possa melhorar essas condições. Por outro lado, a macroeconomia diz respeito às regras do jogo. Não tem como sermos bem-sucedidos se não conhecemos como funciona o mundo a nossa volta, como a taxa de juros e a inflação impactam em nossas vidas.

Hoje, com a grande quantidade de informação disponível na internet, essa cultura está mudando? As pessoas têm se interessado mais em aprender ao invés só de buscar lucro?

Com certeza! Vemos cada vez mais pessoas buscando informações na internet sobre o que deveriam fazer para ter uma vida melhor ou simplesmente ganhar dinheiro. Isso já é uma ótima mudança de patamar para as pessoas no mercado financeiro. O problema é que em alguns casos, essas informações chegam de maneira desconexa e podem acabar mais atrapalhando do que ajudando, principalmente quando prometem retornos irreais.

Blue Academy

Como nasceu a ideia da Blue Academy, parceira da Blue3 Investimentos?

Na verdade, a educação sempre esteve do nosso lado. A assessoria de investimentos cresceu muito nos últimos anos justamente porque usamos o conhecimento para mostrar para as pessoas que elas não precisavam guardar seu dinheiro apenas na poupança ou nos bancos. Com a Blue Academy, vimos a oportunidade de levar um guia completo de como deve ser o início de uma pessoa no mercado para que ela tenha uma saúde financeira melhor no futuro.

O mercado ainda sente a necessidade de qualificação séria e de qualidade para quem se interessa por investimentos?

Sem dúvidas, a gente sabe da facilidade de se encontrar informações na internet. O problema é que nem sempre as informações estão completas e em alguns casos, temos informações irreais e promessas ilusórias que ao invés de ajudar, atrapalham.

Quais são, hoje, os principais objetivos da Blue Academy?

Levar informação de qualidade para as pessoas para que consigam melhorar suas vidas.

É aberta para quem não é clientes da Blue3?

A Blue Academy é um hub de educação financeira que traz diversos cursos digitais e presenciais. Bem como salas ao vivo de operações em bolsa de valores além de relatórios das melhores casas de análise do Brasil e qualquer pessoa pode ter acesso. Porém, o cliente Blue3 tem tratamento especial e tem acesso a uma série de conteúdos exclusivos.

Curso Aprenda a Investir

E o curso Aprenda a Investir, hoje é o principal da plataforma? Por que a iniciativa de criar esse curso e qual a importância dele nesse pilar de educação financeira?

Na verdade, eu diria que o curso “Aprenda a Investir” deve ser o primeiro curso para uma pessoa que deseja iniciar no mercado financeiro. Esse curso vai te dar uma boa visão de como funciona o mercado e quais devem ser os primeiros passos para uma vida financeira mais saudável. Depois disso, sempre recomendo que o aluno se aprofunde sobre assuntos que se identificar mais, como renda fixa ou renda variável. O mercado financeiro é gigante e sempre tem algo a mais para nos ensinar. É importante estamos sempre estudando mais.

Por fim, o que o aluno pode esperar do curso e qual a importância dessa qualificação ser presencial?

Com esse curso o aluno vai poder ter uma visão mais clara sobre o mercado, saber como funcionam as regras do jogo (macroeconomia). Bem como escolher os melhores produtos, sejam de renda fixa ou renda variável e como eles vão se comportar em sua carteira de investimentos. E como é fase inicial para o aluno, acho muito importante que seja um curso presencial. Dessa forma, temos maior interatividade e o aluno pode tirar dúvidas de maneira mais completa, contribuindo no processo de aprendizagem.

O curso “Aprenda a Investir” presencial, em Ribeirão Preto, está com as inscrições abertas.

Written By
Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.