Inflação da zona do euro só deve desacelerar à meta no 2º semestre de 2025, diz BCE

mundo

Inflação da zona do euro só deve desacelerar à meta no 2º semestre de 2025, diz BCE

12 jan 2023

Redação It's MoneyRedação It's Money
A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro só deverá desacelerar para a meta oficial de 2% perseguida pelo Banco Central Europeu (BCE) no segundo semestre de 2025, informou nesta quinta-feira (12) o boletim econômico mensal divulgado pelo BCE.
Segundo dados divulgados pelo documento, a inflação mediada do bloco deverá cair de 8,4% em 2022 para 6,3% em 2023. Novos enfraquecimentos na inflação média são esperados para 2024, a 3,4%, e 2025, a 2,3%.
No mês passado, o CPI anual da região alcançou 9,2%, segundo expectativa preliminar da Eurostat, perdendo força em relação à taxa de 10,1% de novembro e após atingir a máxima histórica de 10,6% em outubro.
No boletim, o BCE entende que as perspectivas de inflação são principalmente de alta. Quanto às expectativas econômica, os riscos são negativos, em especial no curto prazo, segundo a autoridade monetária.
O BCE também reafirmou no documento que as taxas de juros ainda precisam subir de forma significativa e em ritmo constante "a níveis suficientemente restritivos para garantir o retorno oportuno da inflação à meta de médio prazo de 2%".
No ano passado, o BCE elevou seus juros básicos em 2,5 pontos porcentuais, à medida que a inflação na zona do euro atingiu níveis recordes em meio à guerra da Rússia na Ucrânia, que ajudou a impulsionar os preços de energia.Fonte: Estadão Conteúdo/Sérgio Caldas
Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra