Sucession: Marcas bilionárias que fazem parte do Quiet Luxury

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Sucession: Marcas bilionárias que fazem parte do Quiet Luxury

2 jun 2023Última atualização: 21 junho 2024

Tatiana GouveiaTatiana Gouveia

A história da família Roy chegou ao fim, mas o legado de Quiet Luxury que a série deixou ainda vai seguir presente por muito tempo.  

A quarta temporada de Succession dominou as redes sociais em meados de julho de 2023: irreverente, a série demonstra na prática uma tendência em ascensão.

O mundo do luxo sempre esteve associado a marcas extravagantes e ostentosas. Mas nos últimos tempos uma nova tendência tem ganhado força entre os bilionários: o Quiet Luxury, ou luxo discreto.  

Em resumo, essa abordagem mais sutil do consumo de produtos de alto padrão tem conquistado a elite e se tornado um símbolo de status entre os membros da alta sociedade.

Cada vez mais, essas pessoas abandonam o título da marca e prezam por uma estética clássica.  

Nesse sentido, série da HBO Max, Succession, veio para concretizar essa tendência: entre marcas bilionárias, o elenco se veste de forma prática e minimalista – mas os preços de cada peça são surpreendentes.  

Agora, entenda mais sobre o assunto:  

O que é Quiet Luxury?  

Quiet luxury é um conceito que se refere a uma abordagem discreta e sofisticada do luxo. 

Ao contrário do luxo ostensivo e exibicionista, o Quiet Luxury enfatiza a qualidade, o artesanato refinado e a exclusividade para demonstrar o luxo. 

Ou seja, em vez de buscar ostentação em logotipos de marcas famosas ou exibir produtos caros de forma chamativa, o Quiet Luxury prefere uma estética minimalista e atemporal.  

Assim, as marcas que investem nesse estilo costumam ter os materiais de alta qualidade. Além disso, colocam uma atenção especial aos detalhes e o processo de produção mais manual, favorecendo a elegância de uma maneira mais discreta. 

O Quiet Luxury também está associado à exclusividade e à personalização. Em vez de produtos de luxo em massa, são valorizados itens únicos e feitos sob medida, que oferecem uma experiência mais pessoal e exclusiva aos consumidores. 

Na série Succession, vemos essa representação clara no estilo dos personagens:  

Succession e Quiet Luxury  

Succession, o fenômeno da HBO, acompanha a carreira do patriarca magnata das comunicações, Logan Roy, e seus 4 filhos, Kendal, Shiv, Roman e Connor, que estão em busca do trono do pai.  

Dentro da narrativa, encontramos o universo do mercado financeiro através das jogadas e estratégias de negócio para consolidarem o império da Waystar RoyCo nos Estados Unidos e no mundo.  

Assim, os personagens bilionários priorizam por uma estética minimalista e elegante. A produção de estilo de cada personagem passa quase despercebida por olhos menos treinados. 

Mas, ao avaliar de perto, é possível ver a intenção por trás de cada peça: enfatizar o poder monetário que a família tem enquanto agrega o valor a história.  

Veja algumas das peças e marcas que estiveram presentes na série:  

Marcas bilionárias que fazem parte do Quiet Luxury em Succession 

1- Loro Piana  

Um dos nomes que mais representa o Quiet Luxury é  Loro Piana, famosa marca italiana conhecida por usar os tecidos mais raros do mundo – especialmente lã e cashmere.  

O item que marcou a passagem pela série é o icônico boné de Kendal Roy. Sem logos e bem simples, a peça vale um total de R$3.510,11. 

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2. Jacques Marie Mage 

Ainda no mundo Kendal Roy, a marca Jacques Marie Mage foi a responsável pelo óculos personalizado do personagem que leva as iniciais “KLR” na lateral.  

Um modelo da marca pode variar o preço entre R$3.500 até mais de R$12.500.  

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3. Gabriela Hearst  

Um nome promissor na moda, Gabriela é a diretora-criativa por trás da Chloé e agora possui sua própria marca – que leva seu nome como assinatura.  

A proposta para peças segue uma linha utilitária, ou seja, um estilo “esporte fino”. Além disso, trabalham com material reciclável e reutilizável, trazendo sustentabilidade para a roupa.  

Gabriela Hearst está presente no cabide das personagens femininas, principalmente de Shiv Roy e o preço de cada peça pode chegar até a R$24 mil.  

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Existe um ditado que diz “o dinheiro grita, mas a riqueza sussura” (Money screams but Wealth whispers) e, em Succession, esse ditado faz todo o sentido.  

Entre muitas outras marcas, a série conseguiu impor uma estética que remete ao estilo Old Money e Quiet Luxury.

Mas não fica por aí: após a popularidade, Succession impactou até mesmo na receita das marcas. 

Veja: 

Como o Quiet Luxury influencia o mercado? 

Desde o início de Succession, a procura por roupas dos personagens aumentou em 70% e isso refletiu na venda. Inclusive, de peças simples como o boné. 

No lançamento da 3ª temporada, a busca e compra por bonés cresceu em 45%.  

E essa é só a ponta do iceberg deste mercado multimilionário. Segundo dados da Abrael, em 2020 o mercado de luxo entrou em ascensão na indústria da moda: entre setembro de 2020 e setembro de 2021, o Quiet Luxury no Brasil teve um crescimento de 51,74%. 

De acordo com análises da Knight Frank, as peças de marcas referência em luxo podem ser vistas como um investimento.

Para exemplificar, a bolsa mais famosa da Hermès, Birkin, registrou uma valorização de 13% em um ano. Em 10 anos, as bolsas de luxo tiveram uma alta de 83%. E a previsão é que esses números cresçam ainda mais nos próximos anos.

Tatiana Gouveia

Tatiana Gouveia

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