Sucession: Marcas bilionárias que fazem parte do Quiet Luxury
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Sucession: Marcas bilionárias que fazem parte do Quiet Luxury
2 jun 2023•Última atualização: 21 junho 2024
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A história da família Roy chegou ao fim, mas o legado de Quiet Luxury que a série deixou ainda vai seguir presente por muito tempo.
A quarta temporada de Succession dominou as redes sociais em meados de julho de 2023: irreverente, a série demonstra na prática uma tendência em ascensão.
O mundo do luxo sempre esteve associado a marcas extravagantes e ostentosas. Mas nos últimos tempos uma nova tendência tem ganhado força entre os bilionários: o Quiet Luxury, ou luxo discreto.
Em resumo, essa abordagem mais sutil do consumo de produtos de alto padrão tem conquistado a elite e se tornado um símbolo de status entre os membros da alta sociedade.
Cada vez mais, essas pessoas abandonam o título da marca e prezam por uma estética clássica.
Nesse sentido, série da HBO Max, Succession, veio para concretizar essa tendência: entre marcas bilionárias, o elenco se veste de forma prática e minimalista – mas os preços de cada peça são surpreendentes.
Agora, entenda mais sobre o assunto:
O que é Quiet Luxury?
Quiet luxury é um conceito que se refere a uma abordagem discreta e sofisticada do luxo.
Ao contrário do luxo ostensivo e exibicionista, o Quiet Luxury enfatiza a qualidade, o artesanato refinado e a exclusividade para demonstrar o luxo.
Ou seja, em vez de buscar ostentação em logotipos de marcas famosas ou exibir produtos caros de forma chamativa, o Quiet Luxury prefere uma estética minimalista e atemporal.
Assim, as marcas que investem nesse estilo costumam ter os materiais de alta qualidade. Além disso, colocam uma atenção especial aos detalhes e o processo de produção mais manual, favorecendo a elegância de uma maneira mais discreta.
O Quiet Luxury também está associado à exclusividade e à personalização. Em vez de produtos de luxo em massa, são valorizados itens únicos e feitos sob medida, que oferecem uma experiência mais pessoal e exclusiva aos consumidores.
Na série Succession, vemos essa representação clara no estilo dos personagens:
Succession e Quiet Luxury
Succession, o fenômeno da HBO, acompanha a carreira do patriarca magnata das comunicações, Logan Roy, e seus 4 filhos, Kendal, Shiv, Roman e Connor, que estão em busca do trono do pai.
Dentro da narrativa, encontramos o universo do mercado financeiro através das jogadas e estratégias de negócio para consolidarem o império da Waystar RoyCo nos Estados Unidos e no mundo.
Assim, os personagens bilionários priorizam por uma estética minimalista e elegante. A produção de estilo de cada personagem passa quase despercebida por olhos menos treinados.
Mas, ao avaliar de perto, é possível ver a intenção por trás de cada peça: enfatizar o poder monetário que a família tem enquanto agrega o valor a história.
Veja algumas das peças e marcas que estiveram presentes na série:
Marcas bilionárias que fazem parte do Quiet Luxury em Succession
1- Loro Piana
Um dos nomes que mais representa o Quiet Luxury é Loro Piana, famosa marca italiana conhecida por usar os tecidos mais raros do mundo – especialmente lã e cashmere.
O item que marcou a passagem pela série é o icônico boné de Kendal Roy. Sem logos e bem simples, a peça vale um total de R$3.510,11.
![quiet-luxury_succession](https://cms.itsmoney.com.br/app/uploads/2023/06/loropiana.itsmoney.webp)
2. Jacques Marie Mage
Ainda no mundo Kendal Roy, a marca Jacques Marie Mage foi a responsável pelo óculos personalizado do personagem que leva as iniciais “KLR” na lateral.
Um modelo da marca pode variar o preço entre R$3.500 até mais de R$12.500.
![quiet-luxury_succession](https://cms.itsmoney.com.br/app/uploads/2023/06/klr-itsmoney.jpg)
3. Gabriela Hearst
Um nome promissor na moda, Gabriela é a diretora-criativa por trás da Chloé e agora possui sua própria marca – que leva seu nome como assinatura.
A proposta para peças segue uma linha utilitária, ou seja, um estilo “esporte fino”. Além disso, trabalham com material reciclável e reutilizável, trazendo sustentabilidade para a roupa.
Gabriela Hearst está presente no cabide das personagens femininas, principalmente de Shiv Roy e o preço de cada peça pode chegar até a R$24 mil.
![quiet-luxury_succession](https://cms.itsmoney.com.br/app/uploads/2023/06/shiv-itsmoney.webp)
Existe um ditado que diz “o dinheiro grita, mas a riqueza sussura” (Money screams but Wealth whispers) e, em Succession, esse ditado faz todo o sentido.
Entre muitas outras marcas, a série conseguiu impor uma estética que remete ao estilo Old Money e Quiet Luxury.
Mas não fica por aí: após a popularidade, Succession impactou até mesmo na receita das marcas.
Veja:
Como o Quiet Luxury influencia o mercado?
Desde o início de Succession, a procura por roupas dos personagens aumentou em 70% e isso refletiu na venda. Inclusive, de peças simples como o boné.
No lançamento da 3ª temporada, a busca e compra por bonés cresceu em 45%.
E essa é só a ponta do iceberg deste mercado multimilionário. Segundo dados da Abrael, em 2020 o mercado de luxo entrou em ascensão na indústria da moda: entre setembro de 2020 e setembro de 2021, o Quiet Luxury no Brasil teve um crescimento de 51,74%.
De acordo com análises da Knight Frank, as peças de marcas referência em luxo podem ser vistas como um investimento.
Para exemplificar, a bolsa mais famosa da Hermès, Birkin, registrou uma valorização de 13% em um ano. Em 10 anos, as bolsas de luxo tiveram uma alta de 83%. E a previsão é que esses números cresçam ainda mais nos próximos anos.
Tatiana Gouveia
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