Educação Financeira

O que é educação financeira e qual a sua importância?

O que é educação financeira e qual a sua importância?
  • Publicado em 27 de novembro de 2022

A educação financeira consiste no conjunto de conhecimentos sobre finanças que permitam lidar melhor com o dinheiro. Assim, o aprendizado ajudará a gerenciar o dinheiro estrategicamente para alcançar os objetivos financeiros.  

Portanto, a educação financeira não se trata somente de compreender termos financeiros, mas saber como aplicá-los para tomar decisões que permitam conquistar os resultados desejados.

Por outro lado, a falta desse conhecimento pode levar o indivíduo ao analfabetismo financeiro. 

Isso pode conduzir você a más escolhas que podem ter efeitos negativos em sua vida pessoal — como o acúmulo de dívidas.

Afinal, sem educação financeira, é difícil controlar efetivamente os ganhos e gastos, havendo o risco de ter despesas mais altas do que a renda. 

Qual a importância da educação financeira?

Após aprender o conceito e a finalidade da educação financeira, vale saber quais são os benefícios que ela pode proporcionar para você. Desse modo, é possível compreender a importância dos bons hábitos financeiros para sua vida. 

Confira os principais motivos para investir na sua educação financeira! 

Tranquilidade financeira

O descontrole com as despesas e a incerteza sobre os ganhos podem levar você ao endividamento, causando estresse financeiro.

Essa condição pode afetar a saúde física e emocional — como aponta a pesquisa de endividamento do Serasa em parceria com a Opinion Box.  

Segundo o estudo, 85% dos entrevistados relataram insônia por conta da preocupação com as dívidas. Afinal, o endividamento pode causar estresse por causa das cobranças realizadas pelos credores e a incidência de juros. Isso pode se refletir em seu sono e outros aspectos de sua vida. 

Além das dívidas, as preocupações com altos gastos ou com orçamento apertado também comprometem a tranquilidade.

Por isso, vale a pena buscar educação financeira para aprender a montar um orçamento condizente com os ganhos e manter o controle sobre os gastos. 

Realização de sonhos  

Outra vantagem de investir na sua educação financeira diz respeito à realização de sonhos. Afinal, ela permite ter mais consciência sobre o uso do dinheiro.

Por exemplo, os conhecimentos adquiridos podem ajudar a reduzir despesas e ter a oportunidade de poupar mais.  

Depois, as reservas financeiras podem ser utilizadas para alcançar seus objetivos. Além disso, com conhecimento sobre o mercado financeiro, você pode investir o seu dinheiro e fazê-lo render.

Dessa forma, há chances de potencializar a construção do seu patrimônio e, até mesmo, realizar os seus sonhos antes do previsto. 

Maior liberdade de escolha

Você também tem maior liberdade de escolha quando busca educação financeira. Ao ter mais controle sobre as suas finanças, fica mais fácil tomar decisões sem se preocupar tanto com o dinheiro. 

Ademais, ao ter uma reserva de emergência, você tem ainda mais autonomia para tomar decisões complexas. Por exemplo, a possibilidade de abandonar um emprego para buscar por uma vaga melhor.

Ou seja, a educação financeira pode ajudar você a conquistar o estilo de vida desejado. 

Qual o cenário da educação financeira do Brasil atualmente?

Agora que você sabe o que é educação financeira e sua importância, é o momento de conhecer como está o cenário do país nesse aspecto.

No Brasil, falar de dinheiro costuma ser um tabu. As razões para isso são muitas — como desconhecimento sobre finanças e insegurança para conversar sobre o assunto. 

Mas essa realidade vem se transformando nos últimos anos — especialmente após a pandemia do coronavírus. Nesse período, diversos trabalhadores perderam sua principal fonte de renda ou tiveram despesas médicas inesperadas, o que impactou negativamente o orçamento. 

Isso motivou discussões importantes acerca das finanças, ampliando a conscientização sobre o tema. Ainda, a educação financeira será realidade nas escolas.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ela entrou no currículo do ensino fundamental no ano de 2021 e, em breve, deve fazer parte da grade do ensino médio.  

Como aumentar a sua educação financeira?

Como você viu, conduzir bem sua vida financeira pode trazer diversas vantagens. Mas, para isso, é preciso saber como melhorar sua relação com o dinheiro.  

Confira dicas para aumentar a sua educação financeira: 

Consuma conteúdos sobre o assunto

O primeiro passo para aumentar a sua educação financeira é aprender sobre temas relacionados a dinheiro — como orçamento, finanças e investimentos. Para isso, você pode fazer cursos, ler livros, assistir ao noticiário e acompanhar blogs especializados 

Monte um planejamento financeiro

A educação financeira também envolve a adoção de hábitos que possam ajudar você a conquistar seus objetivos. Um deles é a montagem de um planejamento financeiro, a fim de coordenar o uso do dinheiro. Dessa forma, você se organiza melhor e pode projetar os seus sonhos no futuro. 

Tenha uma estratégia de investimento

Outro ponto importante é ter uma estratégia de investimento. Ao investir, você coloca sua educação financeira em ação e pode colher bons frutos.

Afinal, os investimentos apresentam potencial de retorno e podem multiplicar seu capital. 

Nesse contexto, a estratégia de investimentos serve para direcionar suas decisões na hora de aportar seus recursos.

Isso deve ser feito baseado em seu perfil de investidor e objetivos financeiros, para ter uma estratégia mais alinhada às suas necessidades. 

Comece a realizar seus investimentos

Como você viu, a educação financeira pode ajudar a alcançar seus objetivos com maior rapidez por meio do investimento.

Por isso, não deixe de procurar alternativas do mercado financeiro, tanto na renda fixa quanto na renda variável, para começar a investir e aumentar seu capital. 

Agora você conhece o conceito de educação financeira e entendeu o que ela significa, qual é sua finalidade e importância.

Não deixe de continuar estudando sobre o assunto para tomar decisões estratégicas com o seu dinheiro e alcançar cada vez melhores resultados! 

Precisa de suporte financeiro profissional para entender os investimentos? Entre em contato com os especialistas da Blue3 Investimentos.

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.