4 Investimentos para investidores com perfil moderado

onde-investir

4 Investimentos para investidores com perfil moderado

26 nov 2022

Redação It's MoneyRedação It's Money
Você quer começar a investir, mas não sabe como fazer escolhas alinhadas às suas necessidades? Um dos principais fatores que merecem atenção na hora de montar uma carteira de investimentos é a sua tolerância ao risco. Nesse sentido, um investidor de perfil moderado, por exemplo, terá interesses diferentes daqueles conservadores e arrojados. Portanto, saber como compor um portfólio de acordo com as suas características é fundamental para investir com mais segurança e de maneira mais acertada. Se você quer aprender mais sobre o tema, confira este artigo e conheça 4 investimentos para investidores com perfil moderado. Vamos lá? 

Definição de perfil de investidor 

Primeiramente, é preciso entender que os investimentos apresentam características que variam em relação aos prazos, potencial de rentabilidade e riscos. Portanto, esses fatores são bastante relevantes no momento de investir. Para fazer escolhas mais conscientes, portanto, é importante considerar seu perfil de investidor. Ele reúne as principais características de quem investe no mercado financeiro e considera aspectos como apetite ao risco e preferências no momento de compor a carteira de investimentos. Dessa forma, o perfil de investidor pode ser classificado em ordem crescente de tolerância ao risco em conservador, moderado e arrojado. Essa definição ajuda a orientar quais são as melhores escolhas para cada pessoa.  Assim, é possível se guiar pelo perfil e atender às suas necessidades de segurança, liquidez e rentabilidade. Isso porque um investimento de maior risco costuma apresentar um maior potencial de retorno, por exemplo. Logo, entender essa relação junto ao seu nível de tolerância aos riscos é fundamental.  

Principais características do perfil moderado 

Agora que você sabe o que é o perfil de investidor, é hora de entender que o investidor moderado apresenta certa disponibilidade ao risco, desde que isso represente maiores possibilidades de rentabilidade. Ainda, eles consideram fazer investimentos com prazos mais longos. Essa característica aumenta as oportunidades de obter melhores rendimentos ao investir. Logo, o perfil moderado tem interesse em conhecer investimentos diversos e combinar as vantagens da renda fixa e da renda variável, por exemplo. Portanto, ainda que o investidor moderado mantenha boa parte do portfólio em alternativas mais seguras, ele é capaz de arriscar um pouco mais. Para isso, é preciso ter atenção às características dos ativos, produtos e modalidades financeiras disponíveis no mercado. 

4 Investimentos que podem compor a carteira desses investidores 

Como você viu, o investidor de perfil moderado pode mesclar diferentes classes de investimentos na carteira. Contudo, antes de montar um portfólio, é fundamental buscar mais conhecimento sobre cada alternativa. Dessa forma, é possível encontrar o equilíbrio entre risco e retorno que o perfil moderado almeja. Conheça os principais investimentos que podem compor a carteira desses investidores: 

1- Tesouro IPCA 

Embora os títulos públicos sejam os investimentos considerados mais seguros do mercado por contarem com a garantia de pagamento do Governo Federal, o Tesouro IPCA tem um risco maior de liquidez. Na prática, esses títulos são voltados ao longo prazo e possuem liquidez diária. No entanto, o Tesouro IPCA se expõe à marcação a mercado, que pode resultar em prejuízos financeiros quando o investidor pede resgate antecipado. Assim, o perfil moderado costuma se interessar pelo título e se expor a eventuais riscos do resgate antecipado, se for o caso. Além disso, o Tesouro IPCA tem a vantagem de gerar rendimentos acima da inflação, já que ele traz um retorno equivalente ao IPCA mais uma taxa prefixada.  

2- Debêntures 

As debêntures podem ser alternativas interessantes para o investidor moderado que deseja investir em renda fixa, mas está disposto a correr um pouco mais de riscos em busca de maior rentabilidade. Trata-se de títulos de crédito privado emitidos por empresas que desejam captar recursos. O valor obtido com as debêntures pode ser utilizado para financiar projetos, quitar dívidas, entre outros objetivos. Em troca, a empresa oferece uma rentabilidade que pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida.  Ao analisar um título, é importante conhecer o histórico e a situação do empreendimento. Afinal, uma companhia com dificuldades financeiras, provavelmente, apresentará maior risco de crédito.  Ademais, quem busca uma rentabilidade líquida maior pode se interessar em investir em debêntures incentivadas. Nesse caso, elas são ligadas a setores-chave da economia, como de infraestrutura, e recebem benefício fiscal. Logo, esses títulos são isentos de Imposto de Renda.

3- Fundos de investimentos

Existem diversas alternativas de fundos de investimento que podem ser adequados ao investidor moderado. Cada modalidade possui uma estratégia e características específicas. Como exemplo, estão os fundos imobiliários (FIIs), fundos de ações e fundos multimercados. Os gestores são responsáveis por seguir a estratégia definida e montar a carteira de investimentos do fundo. Para participar dos resultados do veículo financeiro, os investidores precisam adquirir cotas de participação. Já os riscos dos fundos de investimento podem ser diversos, a depender das características de cada um. Fundos de ações, por exemplo, podem ter estratégias diferentes relacionadas aos papéis. Já os multimercados têm maior flexibilidade para composição do portfólio, tanto utilizando alternativas de renda fixa quanto variável. Por outro lado, os fundos imobiliários investem em imóveis físicos, em títulos atrelados ao mercado imobiliário ou cotas de outros FIIs. Logo, os riscos dessa modalidade de investimento estão relacionados a esse segmento. Assim, todos esses fundos podem compor a pequena parcela mais arriscada do portfólio dos investidores moderados. A estratégia também pode ser interessante para a montagem de uma carteira diversificada. Contudo, antes de fazer seus aportes, é fundamental analisar bem cada alternativa para entender seus potenciais de retorno e riscos envolvidos. 

4- Ações 

Por fim, o investidor moderado também pode se interessar pelas ações — os ativos mais conhecidos quando o assunto é investimento na bolsa de valores. Elas representam a menor parcela do capital social de uma empresa. Assim, quem adquire ações se torna sócio de uma companhia. Como os papéis fazem parte da renda variável e estão expostos às oscilações do mercado, o risco para quem investe é maior. Dessa forma, o investidor moderado deve ter cuidado ao investir nesses ativos. Investir em ações com foco no longo prazo, por exemplo, é uma forma de diluir os riscos das variações de preços. Além disso, é importante fazer uma análise fundamentalista dos papéis e adotar a diversificação da carteira de investimentos para manter o equilíbrio entre risco e retorno. Agora você conhece 4 alternativas de investimento para o perfil moderado e sabe que esse investidor preza o equilíbrio entre segurança e retorno por meio de uma diversificação. Para tanto, é possível manter uma parte do patrimônio em títulos de renda fixa e outra em fundos e ativos da renda variável. Gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo com seus amigos que também apresentam perfil moderado e se interessam por investimentos! Precisa de ajuda para investir de acordo com seu perfil? Não deixe de procurar a ajuda de assessoria de confiança, como a Blue3 Investimentos.
Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra