Como fazer um planejamento patrimonial?

gestao-patrimonial

Como fazer um planejamento patrimonial?

22 fev 2023

Redação It's MoneyRedação It's Money
O planejamento patrimonial, mais conhecido por Wealth Planning, é uma estratégia que tem como foco preservar e perpetuar o patrimônio de um investidor e sua família.  Entre as ferramentas usadas para esse fim, destacam-se planejamento sucessório, eficiência tributária e governança familiar.  Entretanto, todo processo exige acompanhamento altamente qualificado, já que ele envolve uma abordagem multidisciplinar, chamada de family office. Geralmente, esse serviço conta com profissionais com expertise jurídica, contábil, financeira e de investimentos. Assim, o planejamento patrimonial abrange uma série de etapas fundamentais para o seu sucesso.  Confira abaixo 5 passos fundamentais para colocar em prática a sua estratégia:

1 – Construção do patrimônio 

Muitas vezes, o investidor que procura o serviço de planejamento patrimonial já possui um patrimônio bem estabelecido.  No entanto, quem ainda busca uma melhor estruturação, não precisa se preocupar, pois os profissionais envolvidos no Wealth Planning oferecem todo o suporte necessário para isso.  Entre as possibilidades disponíveis, estão os investimentos exclusivos, que muitas vezes, apresentam um grande potencial de retorno.  Como consequência, esses ativos qualificados podem levar à multiplicação dos retornos e a construção de um patrimônio com mais solidez. 

2 – Proteção da riqueza

Outro ponto que deve ser considerado o processo de planejamento patrimonial é a proteção da riqueza conquistada, para que ela se mantenha estável em tempos de incertezas.   Nesta fase do processo, os profissionais avaliam fatores como riscos internos e externos que podem impactar diretamente o patrimônio do investidor.  A partir desse levantamento, inicia-se a implementação de estratégias para mitigar os  riscos.  

3 – Multiplicação do patrimônio 

O patrimônio de uma família costuma aumentar com a passagem dos anos. E quando bem administrada pelo planejamento patrimonial, a riqueza se multiplica. Isso porque a estrutura do Wealth Planning sempre encontra alternativas mais eficientes de aplicações e realocações de ativos.  Os profissionais envolvidos estudam constantemente o mercado financeiro, buscando alternativas para otimizar a rentabilidade dos investidores.  Nessa etapa, também estão as escolhas financeiras, tributárias e legais mais inteligentes, sempre em linha com o perfil e as expectativas de cada pessoa.   

4 – Perpetuação do que foi conquistado 

Uma parte fundamental no processo de planejamento patrimonial é a perpetuação do que foi conquistado.  Essa fase tem a ver com a minimização de perdas com taxas, impostos e custos advocatícios, por exemplo. Para isso, os especialistas procuram prever cenários, ajudando os investidores a atingirem metas no futuro.   

5- Escolha da gestora 

Quanto maior o patrimônio, maior será a responsabilidade da gestora contratada pelo investidor.  Assim, a escolha de quem vai traçar caminhos para a administração de riquezas precisa ser feito com muito cuidado para evitar prejuízos desnecessários.  Assim, por ser um relacionamento de longo prazo entre gestores e investidores, essa parceria exige extrema confiança.  Então, estude com atenção as empresas que oferecem o serviço, observando aspectos como histórico e depoimentos positivos de outras pessoas. Uma dessas empresas é a Blue3 Investimentos, assessoria bastante premiada da  XP, que conta com suporte completo para você estruturar a sua estratégia de planejamento patrimonial. Clique aqui para falar com um especialista.  
Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra