Conheça a história da bolsa de valores

bolsa-de-valores

Conheça a história da bolsa de valores

16 dez 2023Última atualização: 20 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
conheca-a-historia-da-bolsa-de-valores_its-money

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=_nye19aW1Mo[/embed]

Espaço para a negociação dos ativos financeiros, os chamados ativos mobiliários, a bolsa de valores tem uma história de mais de cem anos no Brasil.  No artigo a seguir você vai acompanhar os principais fatos que marcaram essa trajetória e conheça a história da B3. Boa leitura!

Início da bolsa de valores no Brasil 

Antes de tudo, as negociações do mercado no Brasil eram na rua mesmo, nas chamadas Praças de Comércio. Segundo a B3, as primeiras transações envolviam fretes de navio, seguros, apólices da dívida pública, câmbio e produtos agrícolas como algodão e café. 

Por conta disso, em 1851, nasceu a bolsa de valores do Rio de Janeiro. Em seguida, no ano de 1890, Emílio Rangel Pestana fundava a Bolsa Livre de São Paulo. Ou seja, o embrião do que seria futuramente a Bovespa. 

Em decorrência da chamada “crise do Encilhamento”, a bolsa fecha em 1891. Porém, em 1895, nasce a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo.

Evolução da história 

Assim, no século seguinte, a bolsa de valores do Brasil evoluiu e, ao longo dos anos, fatos marcantes ajudaram a construir a atual B3: 


  • 1934


    A Bolsa de Fundos Públicos se instala no Palácio do Café. No ano seguinte, passa a se chamar Bolsa Oficial de Valores de São Paulo; 


  • 1965


    O surgimento das sociedades corretoras, em substituição aos corretores oficiais, cria a figura dos operadores de pregão. Além disso, a instituição ganha autonomia e deixa de ser subordinada à Secretaria da Fazenda. No ano seguinte, recebe a denominação de Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa); 


  • 1968


    A Bovespa lança o Ibovespa B3, o mais importante indicador da rentabilidade do mercado de ações do país.  


  • 1972


    O pregão é transferido para a primeira sede própria, na rua Álvares Penteado. Dessa forma, as negociações passam a ser realizadas em postos e o primeiro painel eletrônico, onde as cotações eram acompanhadas em tempo real, foi inaugurado. O painel era o mesmo utilizado à época nos aeroportos. 


  • 1986


    No dia 31 de janeiro deste ano, foi inaugurada a Bolsa Mercantil e de Futuros (BM&F), responsável pela negociação de contratos derivativos como futuros de commodities, moedas, ouro e juros, entre outros. Além disso, neste ano, foi também inaugurada a Cetip, empresa responsável pela custódia, registro de operações e liquidação financeira para ativos de renda fixa e derivativos de balcão. 


  • 2000


     No dia 11 de dezembro deste ano, a Bovespa formaliza a integração com demais bolsas regionais e passa a ser a única bolsa de valores do Brasil. Ao mesmo tempo, a BM&F conduz a unificação das bolsas de mercadorias e futuros brasileiras. 


  • 2005


    No dia 30 de setembro deste ano, aconteceu o último pregão viva voz da Bovespa. No dia seguinte, 100% das negociações do mercado de ações passaram a ocorrer em ambiente eletrônico, o Mega Bolsa. 


  • 2007


    A Bovespa e a BM&F deixam de ser associações civis sem fins lucrativos e tornam-se companhias de capital aberto, listadas no Novo Mercado. O IPO da Bovespa ocorreu no dia 26 de outubro e o IPO da BM&F no dia 30 de novembro do mesmo ano. 


  • 2008


    No dia 08 de maio deste ano os acionistas da Bovespa e da BM&F aprovam a fusão das duas empresas. Assim, nasce a BM&FBovespa, bolsa de valores, mercadorias e futuros, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado. 


  • 2017


    No dia 30 de março ocorre a integração entre a BM&FBovespa e Cetip. Assim, criando a B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão.  

História da bolsa de valores: A B3

Em resumo, hoje, as atividades da B3 incluem criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos.

Isso desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e de commodities. 

Assim, a B3 também opera como contraparte central garantidora para a maior parte das operações realizadas em seus mercados e oferta serviços de central depositária e de central de registro. 

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra