O que é um BDR e como investir?

bolsa-de-valores

O que é um BDR e como investir?

3 out 2022

Redação It's MoneyRedação It's Money
o-que-e-um-bdr-e-como-investir_its-money
Investir no mercado internacional é uma estratégia que costuma ser eficaz para reduzir riscos do seu portfólio e ampliar o potencial de rentabilidade. Nesse sentido, saber o que é um BDR pode trazer mais praticidade para buscar esse objetivo.Essa alternativa é negociada na bolsa de valores do Brasil, a B3. Logo, ela possibilita que investidores consigam se expor ao mercado internacional de maneira mais prática. Por isso, é importante conhecer as principais características do BDR.Neste artigo, você entenderá o que é, como funciona e como investir em um BDR. Acompanhe a leitura!

O que é um BDR?

O Brazilian Depositary Receipt (BDR) é um investimento lastreado em um ativo internacional, mas negociado na bolsa de valores brasileira. Em português, ele também é conhecido como certificado de depósito de valores mobiliários.Os BDRs podem ter como lastro em ativos como ações de empresas estrangeiras, cotas de exchange traded funds (ETFs) negociados em bolsas internacionais e até títulos de renda fixa de outros países. Assim, eles permitem que investidores brasileiros acessem essas alternativas de forma mais prática.Durante seus primeiros anos no mercado brasileiro, os BDRs eram restritos a investidores qualificados. Porém, desde 2020 já existem certificados disponíveis para investidores em geral, podendo auxiliar quem busca diversificar sua carteira no mercado internacional.

Como ele funciona?

Agora que você sabe o que é um BDR, é preciso entender como o certificado funciona. A disponibilização do ativo na bolsa brasileira começa com a atuação de uma instituição depositária nacional. Ela fará a compra das ações, cotas de ETF ou títulos (bonds) no mercado internacional.Depois, a instituição deverá manter o investimento sob custódia para emitir um certificado com lastro nele. Dessa forma, quando um investidor compra um BDR de ação, por exemplo, ele está se expondo indiretamente aos resultados da empresa estrangeira.Além disso, existem dois tipos de BDR negociação:
  • patrocinado: a disponibilização acontece a partir da parceria entre a instituição depositária brasileira e a emissora da alternativa no mercado internacional;
  • não patrocinado: a iniciativa é da instituição depositária e não tem envolvimento do emissor estrangeiro.

Quais são as principais características do BDR?

Como você viu, investir em um BDR pode ser uma estratégia mais prática para acessar o mercado internacional. Desse modo, vale conhecer mais sobre as principais características desse tipo de certificado.Confira!

Rentabilidade

Como o BDR é um investimento com lastro em ativos internacionais, a sua rentabilidade seguirá a performance da alternativa no mercado de origem e as variações da moeda estrangeira em relação ao real.Ainda, vale saber que os BDRs podem gerar ganhos a partir do pagamento de dividendos. Caso as empresas do mercado internacional fizerem repasse de proventos aos acionistas, por exemplo, a instituição depositária brasileira fará a distribuição aos donos dos seus certificados no Brasil.Também é possível receber renda passiva por meio de BDRs de ETFs. Isso acontece porque, diferentemente do mercado brasileiro, fundos de índice norte-americanos podem fazer repasse de dividendos aos cotistas.

Tributação

Quanto à tributação, existe a incidência do Imposto de Renda (IR) para o ganho de capital com a venda de um BDR.As alíquotas são de 15% em operações comuns e 20% no day trade. Não há faixa de isenção e o investidor deve emitir o Documento de Arrecadação de Receita Federal (DARF) para recolher o tributo.Os dividendos também são tributados, seguindo a tabela progressiva do IR. Além disso, vale ficar atento à possível tributação de ganhos no mercado internacional.Em países como os Estados Unidos os dividendos são tributados. Logo, o investidor receberá o montante já com os devidos descontos do imposto.

Quais as oportunidades e os riscos de investir em BDRs?

Entendeu como funciona e quais são as principais características de um BDR? Então é importante conhecer as oportunidades e os riscos que esse investimento trará para a sua carteira.Saiba mais!

Oportunidades

A praticidade é um dos principais benefícios de investir em um BDR. Afinal, como ele está disponível na bolsa brasileira, você não precisará lidar com burocracias ou custos de transferência para realizar o investimento diretamente no mercado internacional.Além disso, esse certificado pode funcionar em uma estratégia com foco na proteção do seu capital. Isso porque, como ele está lastreado no mercado internacional, as instabilidades na economia brasileira podem não afetar o BDR diretamente.O BDR também pode ser uma forma de internacionalizar o seu patrimônio. Afinal, os resultados estão atrelados à performance do ativo no mercado estrangeiro e à moeda do país. Se for um investimento norte-americano, você pode se expor ao dólar, por exemplo.Por fim, vale lembrar que esses certificados permitem que você se exponha a grandes empresas globais. Na B3, existem diversas alternativas lastreadas em grandes companhias — como Apple, Amazon e Meta (Facebook).

Riscos

Por outro lado, existem riscos envolvidos no investimento em BDR. O primeiro deles é que se trata de investimentos de renda variável.Logo, há o risco de mercado que incide a partir da volatilidade da bolsa de valores. Também não existem garantias de ganhos.Ademais, é comum que os certificados apresentem volume de negociação menor que outros ativos listados na bolsa. Por isso, os investidores precisam ter atenção ao risco de liquidez, caso precisem negociá-los.

Como investir nos certificados internacionais?

Agora que você conhece as oportunidades e os riscos do BDR, é preciso saber como investir nesse ativo. Para isso, é preciso considerar seu perfil de investidor. Como ele está presente na renda variável, é possível que o alinhamento seja maior com investidores moderados e arrojados.Além disso, é imprescindível analisar a alternativa de acordo com seus objetivos financeiros. Geralmente, BDRs costumam funcionar melhor em estratégia com foco no longo prazo — tanto para aqueles que esperam valorização, quanto para quem busca receber dividendos.Para investir na alternativa, você precisa acessar o home broker a partir da sua conta na corretora de valores. Por meio dele, é possível buscar o ticker do BDR e emitir sua ordem de compra. Já a liquidação acontece em poucos dias úteis.Como vimos, saber o que é um BDR pode trazer benefícios para sua carteira de investimentos. Afinal, eles garantem uma maior praticidade para acessar o mercado internacional e possibilitam que você diversifique a carteira e amplie o potencial de rentabilidade.Caso precise de ajuda para investir em BDRs, entre em contato com uma assessoria de investimentos de confiança.  
Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra