Qual a diferença entre Wealth Management e Asset Management?

gestao-patrimonial

Qual a diferença entre Wealth Management e Asset Management?

16 mar 2023

Redação It's MoneyRedação It's Money
Os termos Wealth Management e Asset Management estão relacionados à gestão de patrimônio, mas há diferenças importantes entre eles. De forma geral, o Wealht Management abrange a gestão de riquezas, enquanto Asset Management se concentra na gestão de ativos.  Dessa forma, o primeiro envolve questões mais complexas, já que lida com a administração patrimonial na totalidade, como imóveis, empresas, seguros, investimentos, dívidas, entre outros. Confira abaixo mais detalhes sobre a diferença entre Wealth Management e Asset Management. 

Objetivos Wealth Management x Asset Management 

O objetivo principal do Asset Management é maximizar o retorno sobre o investimento, dentro dos limites de risco estabelecidos pelo cliente. Por outro lado, o Wealth Management tem um foco mais amplo. Além de gerenciar investimentos, ele também inclui planejamento financeiro e consultoria em outros aspectos da vida financeira, como planejamento sucessório e gestão de risco. Enquanto o Asset Management envolve a gestão de ativos financeiros, o Wealth Management tem visão mais holística e de longo prazo da vida financeira do cliente.  Isso significa que os gestores de Wealth Management trabalham para compreender melhor o perfil do cliente e seus objetivos, a fim de criar um plano financeiro abrangente que inclua investimentos, gestão de risco e planejamento sucessório. Leia também: Planejamento Patrimonial: o que é e como fazer Wealth Planning

Como escolher entre os dois serviços? 

Para escolher entre Wealth Management e Asset Management, o investidor precisa entender os seus objetivos.  Se o objetivo for simplesmente maximizar o retorno sobre o investimento, o Asset Management pode ser a melhor opção.  No entanto, se o investidor estiver buscando um gerenciamento financeiro mais completo e personalizado, o Wealth Management pode ser mais adequado. Ambos os serviços têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá das necessidades e objetivos individuais.  

Como começar? 

Tanto o Wealth Management quanto o Asset Management podem ser feitos com o intermédio de empresas especializadas, como bancos ou assessorias. Porém, as assessorias podem ser mais convenientes, já que oferecem aconselhamentos periódicos personalizados, permitindo mais segurança ao investidor. Além disso, a assessoria presta contas regularmente, considerando metas no curto, médio e longo prazo, além de outros fatores, como tamanho do patrimônio, perfil de investidor e tamanho do patrimônio. No entanto, essa escolha precisa ser feita com muito cuidado, observando a credibilidade da empresa no mercado e a qualificação dos profissionais envolvidos. Uma das empresas mais especializadas em Wealth Management e Asset Management no Brasil é a Blue3 Investimentos, assessoria credenciada à XP Investimentos.  Com mais de 13 anos de expertise, a Blue3 oferece ao investidor um atendimento altamente qualificado, com orientação sobre as melhores estratégias para a gestão de patrimônios. Clique aqui para falar com um especialista da Blue3
Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra