Gestão Patrimonial Onde Investir

Qual a importância do planejamento financeiro empresarial nos negócios?

Qual a importância do planejamento financeiro empresarial nos negócios?
  • Publicado em 24 de dezembro de 2022

O planejamento financeiro empresarial é um dos pilares fundamentais para a sobrevivência e continuidade de uma empresa. Primeiro, porque essa estratégia permite ao gestor ter total controle sobre as finanças e lidar melhor com os imprevistos que podem afetar os resultados do negócio. 

Além disso, com planejamento, o gestor pode traçar um plano para que os objetivos organizacionais sejam alcançados com mais facilidade e rapidez. Há ainda outros benefícios em adotar essa prática em sua empresa — e é interessante conhecê-los. 

Neste artigo, você entenderá a importância do planejamento financeiro empresarial. Confira! 

O que é e para que serve o planejamento financeiro empresarial?

Antes de explicar a importância do planejamento financeiro empresarial, vale entender esse conceito. Trata-se de um conjunto de ferramentas que permite ao gestor projetar a situação financeira da empresa com base em sua realidade atual. 

O planejamento também ajuda o profissional a analisar o cenário projetado para identificar eventos que podem impactar negativamente nos resultados da organização. A partir dessa informação, é possível traçar estratégias preventivas. 

Outra finalidade do planejamento é ajudar o administrador a determinar objetivos e metas financeiras para o futuro da empresa, bem como definir ações para alcançá-las. Assim, o plano se torna um facilitador na realização de projetos.  

Por que fazer um planejamento financeiro empresarial?

Agora que você sabe qual a definição e a finalidade do planejamento financeiro empresarial, já deve ter percebido a importância dessa prática para o seu negócio. Contudo, é interessante aprofundar o assunto.  

Confira os benefícios relevantes do planejamento financeiro para as empresas! 

Identificar desperdícios e oportunidades de economia

Um dos passos iniciais do planejamento financeiro empresarial é a análise da situação financeira atual da organização. Desse modo, é possível ter uma visão clara sobre as entradas e saídas de dinheiro do caixa de negócio.  

Por sua vez, isso permite ao gestor encontrar gastos desnecessários que podem ser eliminados, bem como aqueles que podem ser reduzidos. Ou seja, com esse planejamento, você pode identificar desperdícios e oportunidades de economia. 

Evitar os riscos de endividamento excessivo

Com o planejamento financeiro empresarial, você pode conhecer a disponibilidade de capital na sua empresa. Afinal, ao controlar todas as movimentações financeiras, fica mais fácil saber quanto dinheiro há no caixa, permitindo fazer um uso consciente dos recursos disponíveis. 

Ademais, as projeções financeiras permitem examinar a capacidade de pagamento futura do seu negócio. Desse modo, você consegue traçar estratégias financeiras para quitar todas as obrigações sem a necessidade de contratar empréstimos.  

Fazer a empresa crescer de maneira consistente e estruturada

Por meio do planejamento financeiro, você pode entender qual é o total de recursos necessários para o crescimento da empresa no prazo pretendido. Ele também ajuda a pensar em ações para alcançar esse valor de forma estratégica.  

Além disso, o planejamento permite a você ter um melhor controle do orçamento para não gastar além do previsto e deixar de ter dinheiro para conquistar seus objetivos. Assim, sua empresa terá mais estabilidade financeira para crescer de maneira consistente e estruturada. 

Garantir mais segurança contra imprevistos

Ninguém sabe quando uma eventualidade pode acontecer. Porém, é possível se preparar para lidar com ela e garantir a sobrevivência do negócio. E o planejamento financeiro é útil nesse sentido. Isso porque as finanças organizadas permitem reservar recursos para situações inesperadas.  

Esse é o caso de crises econômicas — como aquela gerada pela pandemia do coronavírus —, que podem levar a uma redução de vendas repentinas ou ao aumento de despesas não planejadas. Portanto, o planejamento favorece a proteção financeira, trazendo mais segurança. 

Ter oportunidades de investir o dinheiro

Uma empresa com um bom planejamento financeiro também é capaz de criar uma reserva para começar a investir. Com isso, ela consegue multiplicar o dinheiro e rentabilizar recursos para realizar os objetivos antes do prazo previsto. 

Para ter sucesso nessa jornada, é imprescindível estudar sobre investimentos e conhecer as alternativas disponíveis no mercado, seja de renda fixa ou variável. Assim, você pode fazer escolhas alinhadas aos propósitos definidos e obter os resultados desejados para o negócio. 

Como fazer um bom planejamento financeiro empresarial?

Depois de descobrir o que é planejamento financeiro empresarial e qual é sua importância, é válido saber como colocá-lo em prática no seu negócio. Desse modo, você pode aproveitar os benefícios que essa prática proporciona.  

Confira as principais dicas! 

Conheça a situação financeira do seu negócio

O ponto inicial para fazer um bom planejamento financeiro empresarial é conhecer a situação atual do seu negócio, como você viu. Para tanto, é preciso saber quais são as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. 

É importante que toda movimentação financeira seja anotada, inclusive as receitas e despesas que parecem insignificantes. Isso fará diferença ao analisar as condições de caixa do negócio. 

Estabeleça metas financeiras

Para realizar o planejamento, é essencial também estabelecer metas financeiras para o seu negócio. A partir dessa informação, você poderá traçar um plano financeiro empresarial que leve a sua empresa até o resultado pretendido. 

Para ter metas bem definidas, existem alguns métodos que podem ajudar. É o caso do SMART. Essa é uma sigla para termos em inglês traduzidos como: específico, mensurável, alcançável, realista e temporal. Seguindo esses critérios, as metas se tornam mais adequadas aos planos e possibilidades.  

Monte um orçamento empresarial

Outra dica relevante sobre como fazer um planejamento financeiro empresarial é montar um orçamento. Com ele, é possível traçar estratégias financeiras e controlar as receitas e despesas para não prejudicar os seus planos ou comprometer as finanças do negócio. 

O primeiro passo é estimar o quanto a empresa deve faturar em um determinado período. Depois, é preciso projetar os custos e despesas esperados para esse intervalo. Também é importante incluir no orçamento os investimentos que pretende realizar para alcançar os objetivos organizacionais.  

Comece a investir o dinheiro

Como você viu, o planejamento empresarial aumenta a disponibilidade de capital disponível para a construção de uma reserva para imprevistos ou a realização de projetos. Esse dinheiro pode ser investido para render e ajudar a atingir seus objetivos com mais rapidez. 

Mas, antes de começar a alocar os recursos, lembre-se de estudar o mercado para montar uma carteira de investimentos compatível com seu planejamento financeiro. Se precisar de ajuda, conte com o auxílio de uma assessoria de investimentos 

Conhecendo os benefícios do planejamento financeiro empresarial, fica fácil compreender a importância dela para sua organização, não é? Portanto, não deixe de implementar essa prática na sua empresa quanto antes! 

 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.