Análises Morning Call

Substituição no comando da Petrobras

Substituição no comando da Petrobras
  • Publicado em 4 de janeiro de 2023

Its_Money_Morning_Call

Macro

Na Europa, a Stoxx Europe 600 opera em alta pelo terceiro dia consecutivo com uma desaceleração inesperada da inflação francesa, somado aos sinais de redução da pressão de preços na área do euro.

Ainda por lá, o rendimento dos treasuries e títulos europeus estendem em baixa.

Nos EUA, haverá divulgação do ISM manufaturas de dezembro às 12:00, com estimativa de 48,5.

A bolsa de Hong Kong teve a alta acelerada com a notícia de que a China está considerando suporte adicional para os incorporadores imobiliários.

Mercado Interno

O Conselho de Administração da Petrobrás recebeu um comunicado do Ministério de Minas e Energia informando que Jean Paul Prates será indicado para o cargo de presidente.

De acordo com a empresa, após a indicação ser efetivada, será submetida ao processo de governança interna.

Enquanto isso, Caio Paes de Andrade, que renunciou à presidência da estatal, deve permanecer no cargo até a definição do sucessor.

Outro destaque é a Eletrobras que aprovou o programa de recompra de ações de própria emissão em até 18 meses, em que a quantidade máxima de ações que poderão ser adquiridas será de até 202 milhões de ações ON e até 27,6 milhões de ações preferenciais.

Its_Money_mercado interno

Análise Técnica

O Ibovespa iniciou o ano com uma queda expressiva logo nos primeiros pregões.

Nesses dois dias,  já acumulou uma baixa de 5,07%, fechando aos 104.165 pontos.

O índice continua em tendência de baixa (pelo gráfico mensal) e a expectativas para os próximos dias segue negativa.

O ativo pode voltar a ser negociado nos 102.870 pontos.

A perda desse nível aumentaria a probabilidade de o Ibovespa continuar de forma acelerada na queda até a região dos 100.000 pontos.

Para a retomada de um viés totalmente positivo, é importante que o Ibovespa continue esse movimento de alta nos próximos dias, e volte a ser negociado acima dos 109.000 pontos.

Mercado Externo

Its_Money_mercado externo

Análise Técnica

O S&P500 ontem teve seu primeiro pregão do ano, apresentando uma leve queda de 0,55% aos 3.822 pontos.

O índice continua dentro de uma região de preços mais travada sendo negociado abaixo de ambas as médias móveis (tanto a de curto quanto longo período).

Dessa forma, o viés para o S&P no curto prazo é mais negativo.

A perda dos 3.794 pontos aumentaria a probabilidade de o índice buscar patamares mais abaixo nos próximos dias, como os 3.749 pontos.

Para a retomada de uma expectativa mais positiva, é importante que o índice volte a superar regiões importantes mais acima, como os 3.893 pontos.

Commodities

Petróleo continua o movimento de queda e volta a operar abaixo dos USD 75,00/barril em NY, refletindo preocupação coma demanda reforçada por risco de recessão nos EUA.

O minério de ferro acabou recuando, que apesar do suporte do governo chinês ao setor imobiliário, acabou sendo ensombrado pela demanda fraca de inverno e ressurgimento de infecções por covid na China.

Its_Money_commodities

Análise Técnica

O petróleo, também com o primeiro pregão do ano, terminou em queda forte de 4,21% aos USD 82,31/barril, e não conseguiu superar a média móvel de período mais longo e ainda perdeu a de período mais curto.

Ou seja, a expectativa para os próximos dias, seria de o ativo continuar o movimento de queda, podendo buscar a região dos USD 76,70/barril.

Para aumentar viés positivo, é necessário que o petróleo retome o movimento de alta, voltando a ser negociado acima dos USD 87,39/barril anulando a tendência de baixa que se encontra no curto prazo.

Dólar

dolar_Its_Money

Análise Técnica

O dólar terminou essa terça-feira com uma alta expressiva de 2,17% fechando em 5,47 dólar/real. O ativo vem apresentando um movimento de alta desde 26 de dezembro, em que ontem superou um nível de preço importante.

Por isso, a expectativa para o dólar nos próximos dias seria de alta. Deve-se atentar que após essa alta forte, aumenta-se a probabilidade do ativo passar por uma correção no curto prazo. Essa correção pode ser um movimento mais lateral ou um repique de baixa até a média.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.